quarta-feira, agosto 27, 2008

As cinco universidades em falência

1 - Évora com défice de 11 milhões
Despedir professores e encerrar sectores foram as medidas tomadas pela Universidade de Évora. Com um défice de 11 milhões de euros teve que pagar cerca de 3,5 milhões só em contribuições para a Caixa-Geral de Aposentações, mais 600 mil euros em aumentos salariais.
2 - UTAD com défice de seis milhões
Dispensa de docentes requisitados e cortes em todas as despesas de funcionamento foram as medidas que a Universidade de Trás-os - Montes e Alto Douro (UTAD) adoptou para fazer face a um défice de seis milhões em 2008. Pagamentos para a CGA representam 3,2 milhões.
3 - Algarve com défice de seis milhões
Só em contribuições para a Caixa-Geral de aposentações, a Universidade do Algarve teve que avançar 2,9 milhões em 2008. O défice desta instituições atinge seis milhões de euros. O reforço atribuído ainda este ano fica muito abaixo dos quatro milhões pedidos pela instituição.
4 - Açores com défice de 5,3 milhões
As contratações estão congeladas há dois anos, quase todas as licenças sabáticas suspensas, os contratos sem renovação e os cursos com menor procura foram fechados. São algumas das medidas de racionalização da Universidade dos Açores, que tem um défice de 5,3 milhões de euros.
5 - Madeira com défice de 730 mil euros
Com um défice de 730 mil euros, a Universidade da Madeira foi a única universidade em situação de aperto financeiro que não teve direito a reforço extraordinário em 2008. Só as contribuições para a Caixa-Geral de Aposentações representam uma factura de 366 mil euros.
(fonte: Diário Económico)

Sem comentários: