O centro do campo está pintado com a sigla CR7, e o símbolo da Nike surge por baixo. É aí que se dá o pontapé de saída no Nike CR7 Football Playground, na Quinta Falcão. O restauro daquela infraestrutura foi feito em 2021, em honra dos primeiros tempos do jogador. Cristiano Ronaldo utilizou a sua conta de Instagram para agradecer, houve um vídeo promocional com trajes tradicionais, imagens do arquipélago, crianças a dar toques na bola. Este é um dos retratos do investimento privado na Madeira associado a Cristiano Ronaldo, numa terra em que o investimento público também já lhe dedicou verbas. Qual o retorno? Não se sabe.
O Governo Regional da Madeira não dispõe de nenhum estudo que permita avaliar a importância de Ronaldo para o turismo da região, mas, tal como a Câmara Municipal do Funchal, garante que o impacto é positivo. “O facto de o Cristiano Ronaldo ser madeirense e uma das figuras mais proeminentes no mundo, por si só, gera imediatamente uma grande dinâmica de comunicação. Esta realidade permite associar a Madeira à visibilidade que decorre, naturalmente, do seu percurso profissional e pessoal”, diz a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura.
Governo e Câmara acreditam no impacto positivo que o histórico jogador traz para a região
Ronaldo dá nome ao Aeroporto Internacional da Madeira, por decisão do Governo Regional, e também aí a Secretaria Regional, presidida por Eduardo Jesus, vê fatores positivos: “Não é qualquer jogador do mundo que tem o nome num aeroporto internacional da sua terra natal. Esta realidade contribuiu, igualmente, para fazer crescer a visibilidade da marca Madeira, reconhecendo-se, ao mesmo tempo, o que [o jogador] tem feito por esta região ao longo dos anos.” A Secretaria Regional — cujo líder preside à Associação de Promoção da Madeira — acredita que há um “papel ativo” de Ronaldo “na promoção do arquipélago enquanto destino turístico”. “Essa disponibilidade está patente nas várias vezes em que endossou campanhas da Associação de Promoção da Madeira, bem como em posts e stories que publica nas suas redes sociais. Neste âmbito, é notório que cada publicação que este desportista faz regista um alcance internacional enorme”, indica a entidade.
A nível público, o Governo Regional da Madeira também investiu na Praça CR7, espaço onde se encontram o Museu Cristiano Ronaldo e o Hotel Pestana CR7 Funchal, neste caso investimentos privados: o museu é um projeto do desportista, o hotel é uma parceria com o grupo hoteleiro. Recuando a 2007, o Clube Desportivo Nacional da Madeira deu o nome do atleta ao seu campo de futebol, a Choupana. Isto além do restauro que a Nike fez no referido campo de futebol da Quinta Falcão. Também o Sporting, clube onde Cristiano jogou entre 1997 e 2003, deu o nome do futebolista à sua academia de Alcochete, e a associação a Ronaldo tem dado bons frutos, como aconteceu recentemente com a camisola CR7, que foi um sucesso de vendas.
“A perceção que temos, embora sem suporte quantitativo, é que grande parte dos turistas que se deslocam à Região Autónoma da Madeira querem conhecer o local onde nasceu e cresceu Cristiano Ronaldo, assim como tomar conhecimento dos seus feitos desportivos, cujos troféus estão expostos no Museu CR7”, diz a Câmara Municipal do Funchal. Ao invés, a nível empresarial, pouco destaque é dado à Madeira: a holding CR7 começou lá, ainda como unipessoal, mas logo se mudou para Lisboa. Apenas uma das empresas mais antigas, a Ponta de Lança, está lá sediada. As restantes, nem por isso.
Investimentos
- Praça CR7, na Avenida Sá Carneiro (investimento do Governo Regional da Madeira)
- Hotel Pestana CR7 Funchal (investimento privado)
- Museu CR7 (investimento privado)
- Cristiano Ronaldo Campus Futebol — Choupana (investimento do Clube Desportivo Nacional)
- Nike CR7 Football Playground, na Quinta Falcão — Santo António (investimento privado)
- Outros equipamentos: Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo (investimento do Governo Regional da Madeira) (Expresso, texto dos jornalistas Diogo Cavaleiro, Gonçalo Almeida e Pedro Lima)
Sem comentários:
Enviar um comentário