sábado, abril 20, 2024

Quanto ganhou cada um dos seis clubes portugueses na Europa em 23/24?

Terminou, oficialmente, a temporada europeia das equipas portuguesas, depois de o Benfica, último resistente, ter sido eliminado pelo Marseille (1-0), após ida a desempate por grandes penalidades. Por isso, chegou a hora de fazermos contas. Como bem se sabe, a participação nas provas europeias é uma grande fonte de rendimento financeiro para qualquer clube, exponenciado por quanto mais longe estas cheguem, mas, afinal, quanto ganhou cada equipa portuguesa na sua participação europeia esta época? Fazemos as contas por si.

FC Porto

Comecemos pelo FC Porto, a equipa que ficou mais tempo na Liga dos Campeões e que surge, por isso, em claro destaque nestas contas, face ás diferenças entre prémios financeiros para a Liga Europa. Tal como qualquer equipa que se qualificou para a fase de grupos da Champions, os dragões receberam 15,640 milhões de euros, ao qual juntaram ainda mais 26,151 milhões de euros, referentes à sua posição no coeficiente da UEFA dos clubes em prova referentes aos últimos 10 anos.

Depois disto, tudo foi referente à performance desportiva propriamente dita nesta edição da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos receberam 2,8 milhões de euros por cada uma das quatro vitórias alcançadas na fase de grupos, aos quais se juntou 978.947 mil euros referentes á redistribuição do valor dos empates. Por fim, arrecadaram mais 9,6 milhões de euros referentes à qualificação para os oitavos de final, onde acabaram por cair frente ao Arsenal. Feitas as contas, a participação europeia do FC Porto em 203/24 valeu aos cofres da SAD portista 63,569947 milhões de euros.

Benfica

Seguimos para o Benfica, a última equipa a ser eliminada das provas europeias e, por isso, em destaque comparado com Sporting e SC Braga, embora com valores menores face ao FC Porto, fruto de ter caído para a Liga Europa.

Tal como o FC Porto, as águias receberam 15,640 milhões de euros, ao qual juntaram ainda mais 23,877 milhões de euros, referentes à sua posição no coeficiente da UEFA dos clubes em prova referentes aos últimos 10 anos. Apesar de terem sido eliminados na fase de grupos da Champions, os encarados receberam ainda 2,8 milhões de euros pela única vitória alcançada na fase de grupos e 930 mil euros por um empate, ao qual se junta 244737 mil euros referentes à redistribuição do valor dos empares.

A partir daqui, tudo o que o Benfica ganhou veio da Liga Europa, embora com valores bem menores. Por participar no play-off de acesso à fase a eliminar desta prova, o clube lisboeta recebeu 500 mil euros, ao qual juntou mais 1,2 milhões de euros pela qualificação para os oitavos de final. Por fim, ao qualificar-se para os quartos de final arrecadou mais 1,8 milhões de euros. Feitas as contas, a participação do Benfica nas provas europeias em 2023/24 valeu aos seus cofres 46,991737 milhões de euros.

SC Braga

O SC Braga surge em 3º lugar entre os clubes portugueses que mais arrecadaram nas provas europeias esta época, fruto de ter começado na Liga dos Campeões e mesmo tendo caído no play-off de acesso à fase a eliminar da Liga Europa.

Tal como os dois acima referidos, o clube bracarense recebeu 15,640 milhões de euros pela entrada na fase de grupos da Champions, ao qual juntaram ainda mais 12,507 milhões de euros, referentes à sua posição no coeficiente da UEFA dos clubes em prova referentes aos últimos 10 anos.

A isto juntou 2,8 milhões de euros e 930 mil euros pela vitória e empate alcançado na fase de grupos da Liga dos Campeões e ainda 244737 mil euros referentes à redistribuição do valor dos empates. Por fim, o clube minhoto teve «apenas» direito ao valor de participação no play-off de acesso à fase a eliminar da Liga Europa, onde acabou eliminado, no valor de 500 mil euros. Feitas as contas, a SAD bracarense arrecadou um total de 32,621737 milhões de euros nesta sua participação nas provas europeias em 23/24.

Sporting

Por último, chegamos ao Sporting, atual líder isolado do campeonato, mas que, esta época, teve apenas direito a participar na Liga Europa, o que coloca bem abaixo dos seus rivais portugueses nestas contas europeias.

A entrada direta na fase de grupos da Liga Europa deu ao Sporting 3,63 milhões de euros, ao qual se juntou ainda mais 3,564 milhões de euros, referentes à sua posição no coeficiente da UEFA dos clubes em prova referentes aos últimos 10 anos.

Além disso, os leões receberam 630 mil euros por cada uma das três vitórias na fase de grupos e 210 mil euros por cada um dos dois empates, juntando a isso 126 mil euros referentes à redistribuição do valor dos empates e 550 mil euros por ter ficado em 2º lugar no seu grupo. Ora, esse 2º lugar também lhe valeu a ida ao play-off de acesso à fase a eliminar da Liga Europa, o que trouxe consigo mais 500 mil euros e mais 1,2 milhões pela qualificação para os «oitavos», onde acabaram por ser eliminados. Feitas as contas, o Sporting arrecadou com a sua participação na Liga Europa esta época um total de 11,88 milhões de euros.

Vitória SC e Arouca

Apesar de não terem entrado na fase regular da prova propriamente dita, não nos podemos esquecer do Vitória SC e Arouca, que também participaram na qualificação para a fase de grupos da Conference League. Por ser a 3ª prova de clubes da UEFA, os valores são, como esperado, ainda menores.

Ambos receberam 100 mil euros por participarem na fase de qualificação, sendo que o Vitória SC juntou mais 350 mil euros por ser eliminado na 2ª ronda e o Arouca mais 550 mil por ser eliminado na 3ª. Feitas as contas, os vitorianos receberam 450 mil euros pela sua participação europeia em 23/24 e os arouquenses receberam 650 mil euros (zerozero.pt, texto do jornalista Francisco Paulo Carvalho)

Sem comentários: