quarta-feira, abril 01, 2020

Covid-19: Mais de 80% dos portugueses considera que estamos melhor preparados do que Espanha ou Itália

Mais de 80% dos portugueses considera que o país está melhor ou igualmente preparado para fazer face a esta pandemia, quando comparado como a nossa vizinha Espanha ou até mesmo com Itália ou o Reino Unido. segundo apurou o Barómetro de Opinião covid-19 da Marktest, divulgado esta terça-feira. À pergunta: Considera que Portugal se encontra melhor preparado, igual ou pior que outros países como Itália, Espanha, França, Alemanha ou Reino Unido para fazer face à covid-19?, os portugueses não têm grandes dúvidas. Apenas quando a comparação se faz com a Alemanha, é que cerca 50% dos portugueses reconhecem que estão pior preparados.
De acordo com os resultados da última sondagem, que visa acompanhar as opiniões, os comportamentos e percepções dos portugueses face à pandemia, entre os seus maiores receios estão a possibilidade de serem contaminados (para um terço dos inquiridos, cerca de 33,3%), a falência do Serviço Nacional de Saúde  (19,1%) e a falência da economia portuguesa (15,4%).

A este pódio de preocupações,  seguem-se ainda não sobreviver a este vírus (8,6%), ficar desempregado (7,4%), ter de ficar fechado em casa (5,8%), falência da economia mundial (5,4%), e a fechar, a eventual falta de alimentos (5%). 
Em Portugal, segundo o balanço feito esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).
Dos infetados, 627 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram. Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 2 de abril. O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil (Executive Digest)

Sem comentários: