Feitas de madeira,
pedra, aço e até vidro. Históricas ou ultramodernas. Fixas ou cambaleantes,
erguidas em pilares ou suspensas no vácuo. Passarelas que se tornaram atrações
turísticas
1 - Dez pontes em
uma: autoestrada de Nishiseto (Japão)
Construída para
agilizar as conexões entre as ilhas japonesas de Honshu e Shikoku, a Via
Expressa Nishiseto não é uma ponte única, mas dez, que saltam ao longo de 60
quilômetros entre as ilhotas marinhas do Mar de Seto para ligar as cidades de
Hiroshima e Imbari. Embora outros dois sistemas de pontes cruzem essas mesmas
águas, este é o melhor, por sua vista para o mar, pelas cidades por onde passa
e por ser a única que também pode ser atravessada de bicicleta ou a pé. Embora
leve a muitos pontos de interesse turístico, também é utilizada pelos
habitantes da região em seu dia a dia. Para contemplar as pontes marítimas de
Seto, você deve ir até a plataforma de observação de Hanaguri Seto, na ilha de
Omi-shima, ou até o Monte Kiro-san, na ilha de O-shima.
2 - A primeira ponte
que bascula: Millennium bridge (Gateshead, Reino Unido)
Mais do que uma
ponte, é uma manifestação arquitetônica: esse enorme arco de aço que une as
duas margens do Tyne é a primeira ponte oscilante do mundo. Sua rota rotativa -
mas fixa em ambas as extremidades - fornece aos pedestres e ciclistas uma
conexão divertida entre Gateshead e Newcastle, através da área portuária
reabilitada. Além disso, como todo o conjunto - o caminho de pedestres e o arco
de contrapeso, com 50 metros de altura - oscilam nas escoras, permite a
passagem de grandes embarcações com uma manobra de baixo consumo. Muitos chamam
de "Winking Eye Bridge" (ponte do olho piscando), pela sua forma e
pela forma como ela sobe. A ponte liga o bairro artístico de Quays, que abriga,
na margem sul, o recinto musical The Sage e o Centro BALTIC de Arte
Contemporânea, com o Quayside de Newcastle, na costa norte.
3 - Dois países, uma
ponte: Oresund (Suécia e Dinamarca)
A ponte de Oresund
liga a dinamarquesa Copenhage a Malmö, a terceira maior cidade da Suécia.
Milhares de dinamarqueses e suecos viajam diariamente, além de muitos turistas,
para se deslocarem do continente para a península escandinava. É um trabalho
impressionante que consegue criar um efeito espetacular no mar, de modo que às vezes
pode parecer uma ponte engolida pelas águas. A rota, por estrada ou por trem, é
de 16 quilômetros, embora tecnicamente o comprimento correspondente à ponte
seja menor do que a metade: em parte, é um túnel e o trânsito da seção
subterrânea para o exterior ocorre em uma ilha artificial do Estreito de
Oresund. Mas quando sai do túnel parece que está flutuando na água. A
estrutura, com fio e serpentina, tem pilares que sobem para 200 metros,
formando a ponte mais longa (para ferrovia e veículos) da Europa. Os trens
atravessam a cada 20 minutos, conectando Copenhague e Malmö em cerca de 35
minutos.
4 - A ponte mais alta do mundo: viaduto de Millau (França)
Com um trânsito de
mais de 4,5 milhões de veículos por ano, o viaduto de Millau é uma obra de arte
industrial e um feito técnico, concebido pelo arquiteto britânico Norman Foster
e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux. O projeto preliminar de sua
construção durou 14 anos, mais outros três para construí-lo no leito do rio
Tarn; abriu ao público em 2006. O viaduto de Millau é provavelmente a
construção de grande escala mais bem construída em uma paisagem bucólica. Sob a
ponte - a mais alta do mundo, com sete pilares de 343 metros de altura - há
campos cultivados, o leito do rio Tarn e, nas proximidades, várias aldeias no
sul da França. A torre do sino de Millau (aberta de junho a setembro) oferece
uma boa vista do viaduto, assim como o centro de visitantes no extremo norte.
5 - Uma estrela de
cinema: ponte do Brooklyn (Estados Unidos)
Com suas torres gêmeas
e cabos geométricos espessos, a famosa (e cinematográfica) Ponte do Brooklyn
tem um passado um tanto sombrio: 27 homens morreram durante sua construção,
entre 1869 e 1883. Atualmente, tanto seu esforço quanto a percepção do
arquiteto são reconhecidos. John Roebling, que estimou a necessidade de
incorporar uma grande passagem para pedestres até a estrutura: no final do
século 19, a única maneira de atravessar o East River entre Nova York e
Brooklyn (então cidades independentes) era por balsa. Quando foi inaugurada,
foi a primeira ponte suspensa por cabos de aço e, durante 20 anos, permaneceu a
mais longa de sua categoria no mundo. Hoje é uma das gravuras mais icônicas de
Nova York, à frente da Ponte de Manhattan ou da Ponte Verrazano-Narrows, que
liga Brooklyn a Staten Island; a de Queensboro, que une o Upper East Side de
Manhattan com Long Island, no Queens; a de George Washington, que atravessa o
rio Hudson (a oeste de Manhattan) para Nova Jersey, ou a ponte de Williamsburg.
O Brooklyn Bridge Park, no Brooklyn, realiza sessões de cinema ao ar livre nas
noites de verão, com Manhattan e a ponte como pano de fundo.
6 - 15 séculos
cruzando o Corno de Ouro: ponte de Gálata (Turquia)
Faltam arcos e
curvas, e o nível mais baixo está cheio de vendedores ambulantes de café e
kebabs. Esta ponte em Istambul tem muita história sobre os seus ombros
modernos, bem como ligando duas áreas culturalmente diferentes da antiga
Constantinopla. A estrutura atual data de 1994, embora já houvesse uma
passarela para cruzar o Corno de Ouro no século VI: era de madeira ancorada em
pontões e era o trabalho mais ambicioso dos otomanos para modernizar a cidade.
No século XIX, foi substituída por uma estrutura dimensionada para impressionar
Napoleão e, no início do século XX, essa ponte foi transferida para sua
localização atual, e as pessoas se reuniam nas tabernas instaladas em seu nível
inferior, como pode ser visto em muitas gravuras de viajantes da época. Sua
última reconstrução é de 1994, após um incêndio. Esta ligação é vital para Istambul
e muitos cidadãos usam diariamente para viajar, conversar ou pescar. Os
turistas vêm principalmente para o pôr do sol insuperável, com mesquitas
cortadas em tons de rosa, e para contemplar o tráfego marítimo do Bósforo. Além
disso, o nível mais baixo oferece bons restaurantes de peixe fresco. Os bondes
também cruzam a ponte de Gálata: a linha T1 une a vista de Sultanahmet com as
modernas lojas de Beyoglu.
7 - Símbolo de uma
guerra (e uma reconstrução): ponte de Mostar (Bósnia Herzegóvina)
Uma ponte que moldou
uma cidade. Tal era a importância estratégica desse arco sobre o rio Neretva,
originário do século XVI, que até tinha guardiões permanentes, o
"mostari", de onde vem o nome de Mostar. A antiga passarela funcionou
até 1993, quando foi bombardeada por milícias croatas durante a Guerra dos
Balcãs. Em 2004, a nova e esplêndida estrutura foi revelada, pronta para os
jovens pularem novamente e mergulharem nas águas que correm 21 metros abaixo,
um ritual de inciação local por quase 450 anos. Declarada patrimônio da
humanidade, a nova ponte serviu para curar as feridas ainda existentes em
Mostar, a quinta maior cidade da Bósnia Herzegovina e a mais importante do sul
do país. A maravilhosa estrada de ferro Ploče-Sarajevo passa por Mostar, que
fica a duas horas (de trem) da capital da Bósnia.
8 - Khaju, uma ponte
persa (Irã)
Quando chove pouco, o
rio Zayandeh não precisa de uma ponte para ser atravessado; em alguns anos, até
seca completamente em seu caminho através de Isfahan, cidade da mítica Rota da
Seda. Com ou sem água, este elegante palácio recreativo, desde que foi
construído por volta de 1650 pelo xá Abbas para que sua família pudesse tomar
banho, merece uma visita. Este pórtico de dois andares e 110 metros de
comprimento com altos arcos islâmicos ainda é um ponto de encontro popular, com
os moradores locais à sombra de nichos. Também serve como represa, porque
quando a água baixa, consegue parar seu fluxo. A ponte de Khaju fica a sudeste
do centro de Isfahan e é provavelmente a mais bonita da cidade, mas há outras
interessantes como a Si-o-Seh Pol, construída no final do século XVI e que
atualmente é um ponto de encontro popular para ver o pôr do sol sob os arcos.
Ou a ponte Pol-e-Shahrestan, a mais antiga de Isfahan, do século XII, na
periferia da cidade.
9 - U Bein, a ponte
de madeira mais longa do mundo (Myanmar)
Como uma
reivindicação ambientalista imbatível, esta ponte sobre o Lago Taungthaman foi
construída no século 19 com a madeira abandonada após a transferência da
capital da antiga Birmânia de Inwa para Amarapura, e inclui restos do antigo
palácio real. Apesar de sua aparência algo em ruínas, a ponte de madeira de
teca mais longa do mundo passa no teste do tempo, e seu comprimento de um
quilômetro de extensão é bem gasto. É conveniente visitá-la ao amanhecer ou ao
anoitecer para contemplar as multidões que a atravessam, monges com mantos
laranja incluídos, enquanto o sol nasce ou se põe. A ponte U Bein fica ao sul
de Mandalay, perto de Amarapura; ambas as populações estão conectadas por ônibus.
10 - A ferrovia da
morte: a ponte do rio Kwai (Tailândia)
Simples, baixa e
escondida na selva, mas absolutamente em movimento. A Ponte do Rio Kwai,
imortalizada no filme homônimo de David Lean, foi construído em grande parte
por prisioneiros aliados capturados pelo exército japonês durante a Segunda
Guerra Mundial para abrir caminho para a chamada ferrovia da morte (assim
batizada pelos milhares que morreram durante o processo). Embora a ponte tenha
sido bombardeada, ainda se conservam trechos originais de aço (as de estruturas
curvas), enquanto as centrais (estruturas retas) foram substituídas após a
guerra. Ainda é possível atravessar a ponte a pé (ou trem) de Kanchanaburi
próxima (onde há um museu que investiga a sua construção), e é especialmente aconselhável
andar ao longo de um trecho de 4,5 quilômetros da história da estrada de ferro,
localizado a 80 quilômetros ao norte desta cidade, até o chamado Paso del
Infierno. A estrutura da ponte mantém todo o seu poder e simbolismo,
especialmente se você visita no início ou no final do dia (para se salvar da
aglomeração turística).
11 - Zhangjiajie, a
ponte de vidro mais longa do mundo (China)
É uma das últimas
grandes obras de engenharia do século XXI: uma passagem de vidro de 488 metros
de comprimento (a mais longa do mundo) suspensa a 218 metros de altura.
Inaugurada em 2016 na província chinesa de Hebei, a nordeste do gigante
asiático, a travessia obriga a superar a vertigem mesmo àqueles que não sofrem
dela: dá a sensação de estar andando no ar, entre duas falésias do parque
natural de Hongyagu. A plataforma de 1.077 chapas de vidro de quatro
centímetros de espessura está pendurada em uma estrutura reforçada por 12 cabos
de vanádio, pesa 126 toneladas e é perfeitamente segura. Ela é até mesmo
projetada para ser à prova de terremotos até a magnitude 6 na escala Richter e
furacões de categoria 5.
12 - Europabrücke, a
ponte suspensa mais longa do mundo (Suíça)
Uma ponte que quem
tem medo de altura tem de evitar é a Europabrücke (Ponte da Europa), a maior ponte
suspensa para pedestres do mundo, com 494 metros de comprimento. Está
localizada no Cantão de Valais, perto de Randa (Suíça) e desde julho de 2017
liga duas áreas da chamada Estrada Europeia (Europaweg): Grächen e Zermatt. Seu
ponto mais alto é de 85 metros acima do solo do vale, e aqueles que atravessam
a pé podem desfrutar de uma vista maravilhosa do pico Matterhorn - 4.478 metros
de altura - e os picos mais altos dos Alpes suíços. A ponte foi construída em
apenas 10 semanas e, para evitar que ela balançasse demais, foram instaladas
cordas de sustentação que pesam oito toneladas (El País)
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