terça-feira, agosto 11, 2015

Quem é Rui Salvador, o português que enganou cerca de três milhões de pessoas?

Rui Pires Salvador é presidente da empresa LibertaGia, acusada de desviar mais de mil milhões de euros através do esquema da pirâmide. Agora está a ser investigado pelas autoridades espanholas. Rui Pires Salvador antigo condutor de autocarros dizia querer acabar com a pobreza, mas o que aconteceu não foi bem assim. Levou cerca de 3 milhões de pessoas de 26 países a entrarem no esquema piramidal e com isso conseguiu desviar mais de mil milhões de euros. A LibertaGia, empresa de que Rui Salvador é presidente, que opera um alegado esquema fraudulento em pirâmide e que está sediada nas Bahamas, está agora sob investigação das autoridades espanholas. Tudo começou em Outubro de 2013, no Parque das Nações, em Lisboa, quando Rui Salvador dava uma palestra para uma centena de pessoas, acompanhado de um advogado que certificava a veracidade do projecto. 
A adesão à plataforma implica o pagamento de 51 euros, para supostamente cobrir os gastos da representação legal, a cargo do escritório de advogados Lemat. No entanto, os dados na posse deste escritório de advogados baseado em Granada, indicam dois tipos de verbas em falta – entre 27,3 e 45,5 milhões de euros em dinheiro pago pelas pessoas à LibertaGia para poderem entrar no serviço.  Em declarações à Lusa, o responsável jurídico do escritório, José García Cabrera, adiantou que representa, até ao momento, cerca de 500 pessoas, em Espanha, estimando que existam entre 1,8 e 3 milhões de pessoas afectadas em todo o Mundo, as quais cerca de 250 mil espanhóis. A remuneração prometida era de 350% ao ano e era supostamente contabilizada online. "As pessoas tinham um balanço online, como se fosse uma conta bancária, e, por cada acesso que faziam, em teoria receberiam uma remuneração", explicou o advogado.
Polícia Judiciária confirmou esta terça-feira que “deu entrada recentemente um processo que se encontra em investigação sobre o qual não é possível prestar esclarecimentos”.
Quanto à LibertaGia e a Rui Pires Salvador nada se sabe. "A empresa está desaparecida. Não responde às chamadas telefónicas e não está ninguém nos escritórios em Lisboa. É impossível contactar com eles", lamentou García Cabrera. Também a associação de defesa de consumidores Deco adiantou ter recebido dezenas de queixas de pessoas que se sentiram lesadas pela empresa, que promete um retorno de 350% por ano. Em Espanha já foi criada a Plataforma de Afectados de LibertàGià que reúne um conjunto de afiliados da empresa com o objectivo de recuperar o seu dinheiro. A notícia de que a justiça espanhola está a investigar o português Rui Pires Salvador por burla foi divulgada no fim-de-semana pelo jornal El Pais. Em causa está um esquema piramidal que ascende a mais de mil milhões de euros. O processo em investigação na 5.ª Vara do Tribunal de Granada, foi aberto em Março, na sequência de uma queixa da Lemat em Fevereiro (Jornal I)

Sem comentários: