Um estudo realizado pela Marktest Audimetria revela que nem sempre ter audiência significa agrado por parte dos espectadores. Um estudo sobre apreciação de programas realizado pela Marktest Audimetria entre 23 de Outubro e 5 de Novembro revela que a audiência se torna um indicador insuficiente quando se pretende avaliar o gosto ou o interesse suscitado pela programação emitida. Comparando, por exemplo, os dados dos programas noticiosos do prime-time, com base numa escala entre 0% e 100% para os indicadores:
O Jornal da noite, o segundo programa noticioso mais visto, é o que mais se destaca pelo grau de aprovação e interesse. Analisando um top 10 de programas para o período em referência, verifica-se que a novela da SIC - Sol de Inverno - é o programa com a classificação mais elevada em termos de agrado. Por sua vez, o Preço Certo, na oitava posição do ranking de audiências, foi o programa do top 10 com a avaliação menos interessante.
Esta análise foi efectuada com base nos primeiros resultados do estudo da apreciação de programas da Marktest Audimetria. O estudo é realizado junto de um painel de indivíduos com 15 ou + anos, com recolha regular de informação, cujos dados são integrados no MMW (fonte: Marktest.com, Dezembro de 2013)