quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Sondagem: Pensões afundam Cavaco Silva

Segundo o Correio da Manhã, "o Presidente da República dá uma queda monumental na sondagem CM/Aximage e recebe nota negativa por parte dos portugueses (6,4) pela primeira vez desde que foi eleito em Março de 2006. Medeiros Ferreira diz ao CM que as declarações do Presidente sobre o valor das suas pensões não chegar para pagar as despesas "explica o tombo que sofreu". O analista político, que se confessa "muito preocupado, porque o Presidente é essencial para o regular funcionamento das instituições", acrescenta que há em Belém "uma falta de sentido político e estratégico". Por seu lado, João Pereira Coutinho entende que "a situação é perigosa porque, pela primeira vez na história democrática deste país, temos um governo completamente à solta". O analista político acrescenta que "o PS não faz oposição, excepto a ele próprio, O BE e o PCP são o BE e o PCP. Moral da história: Portugal está sem soberania e com um governo sem controlo". Contactados os partidos, PS, PCP e BE convergem no essencial com as palavras do deputado socialista António Braga: "Esta é a apreciação que os portugueses fazem da insensibilidade que o Presidente da República demonstrou com as declarações que fez sobre as suas pensões." PSD e CDS não quiseram comentar.

Passos perde terreno para PS

A distância entre PS e PSD é cada vez mais estreita. Se as eleições legislativas fossem hoje, o partido de Passos Coelho ainda assim vencia com 37,5%, contra 30,3% do PS. Desde Julho de 2011 que o PSD perde, porém, terreno para António José Seguro. Na altura, os sociais-democratas reuniam 42% dos votos, contra 24% do PS.

PS, PCP e BE criticam PR

António Braga, do PS, diz que a "reacção dos portugueses era expectável". Já o deputado do BE Pedro Filipe Soares defende que "este Presidente caiu em desgraça aos olhos dos portugueses". Para o PCP, a avaliação "é inseparável de uma política responsável pelo empobrecimento dos portugueses".

Sem comentários: