quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Piegas foi a palavra da semana nas redes sociais

Uma intervenção de Pedro Passos Coelho, onde pedia para que os portugueses fossem "menos piegas", teve um enorme eco nas redes sociais, de acordo com a informação do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest. "Devemos persistir, ser exigentes, não sermos piegas e ter pena dos alunos, coitadinhos, que sofrem tanto para aprender". Estas palavras, proferidas pelo Primeiro-ministro numa intervenção no dia 6 num estabelecimento de ensino onde deu aulas, tiveram uma profunda repercussão nos social media. Piegas foi a palavra da semana, não apenas nos media tradicionais e na sociedade, como nos social media, associada a um sentimento de discórdia com o Primeiro-ministro. O efeito destas palavras fez-se sentir logo no dia seguinte, com 1176 menções a "piegas" em sites de Notícias (RSS), blogs e redes sociais como Twitter, Facebook e Youtube, de acordo com os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest. No dia 8 (quarta-feira) registou-se um máximo de 1311 menções a "piegas", um número que baixou para 649 no dia seguinte e que de novo aumentou para 1255 no dia 10. No fim de semana o número de menções baixou gradualmente até 361 no domingo.

Nesta semana em análise, o serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest contabilizou um total de 5399 menções a este termo, 70% das quais no Facebook, tendo o Twitter representado 24% das menções e os restantes meios considerados 30%.


O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades (fonte: Marktest.com, fevereiro de 2012)

Sem comentários: