quarta-feira, abril 22, 2009

Televisão: há guerra entre Sócrates e a TVI

Sócrates: Jornal Nacional é um "telejornal travestido" feito de "ódio e perseguição pessoal"

Na entrevista que concedeu ontem à RTP, o primeiro-ministro adiantou que tem o direito de processar quem me injuria e acusou o Jornal Nacional da TVI de sexta-feira de ser um espaço de caça ao homem e um telejornal travestido feito de ódio e perseguição pessoal

***
José Eduardo Moniz: "Até agora a TVI só relatou factos"
Segundo o DN de Lisboa (ou aqui) "o director da TVI disse hoje que vai mesmo processar o primeiro-ministro e que este desperdiçou uma oportunidade na entrevista que deu à RTP1 para esclarecer o país sobre o caso Freeport e que, sobre o caso, "a TVI só relatou factos". José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, disse que não vai adoptar “o tom nem a maneira de actuar” do primeiro-ministro, que, afirmou, considera “incompatíveis com o sentido de Estado” e com as responsabilidades de José Sócrates em relação ao país. O director-geral da TVI vai processar o primeiro-ministro José Sócrates por este ter dito em entrevista à RTP que o telejornal das sextas-feiras da TVI é informação "travestida" e "um espaço de ataque pessoal". Decidiu "avançar com uma queixa judicial contra José Sócrates" e admite que "outros jornalistas da TVI" façam o mesmo. Em directo no "Jornal Nacional" das 20:00, José Eduardo Moniz disse ter ouvido com "surpresa" e "estupefacção" as declarações que o primeiro-ministro fez, em entrevista transmitida terça-feira pela RTP 1, sobre o jornalismo da estação de Queluz de Baixo. Sobre a falta de credibilidade da TVI apontada pelo primeiro-ministro no programa Grande Entrevista da RTP1, o director da estação alegou que “até agora a TVI só relatou factos, não inventou as imagens, os sons e as afirmações a que o país tem assistido com espanto”. Referia-se à gravação divulgada pela estação em que Charles Smith diz que Sócrates “é corrupto”. Depois das declarações de José Sócrates na entrevista à RTP1, Manuela Moura Guedes, que apresenta o Jornal Nacional na TVI, disse que ia processar o primeiro-ministro. A posição oficial da estação face ao caso foi agora divulgada por José Eduardo Moniz". Veja aqui o video com a resposta de Moniz!
***
Moura Guedes processa primeiro-ministro
Segundo o DN de Lisboa, "A directora adjunta da TVI decidiu processar o primeiro-ministro depois de Sócrates ter dito na RTP que o Jornal Nacional de sexta-feira é um "telejornal travestido" e uma "caça ao homem". José Sócrates aproveitou a entrevista para tornar claro o seu desprezo pelos telejornais de sexta-feira na TVI. "Aquilo não é um telejornal, é uma caça ao homem", é "um telejornal travestido", feito de "ódio e de perseguição", disse, queixando-se ainda da ausência de críticas entre os jornalistas ao tipo de jornalismo praticado por Manuela Moura Guedes. "Vou processá-lo", foi assim que reagiu a directora adjunta de informação e pivô da TVI, Manuela Moura Guedes, contactada pelo DN, depois de ter ouvido a entrevista que o primeiro-ministro, José Sócrates, deu ontem à noite na RTP1, aos jornalistas Judite de Sousa e José Alberto Carvalho. Preparação da entrevista - "É uma entrevista exigente e de grande responsabilidade tratando--se do primeiro-ministro, mas a preparação é igual à de todas as outras que conduzo semanalmente", explicou Judite de Sousa ao DN. Questionada sobre a necessidade de haver uma preparação especial para esta entrevista em particular, a jornalista sublinha que muita da preparação é diária e não é específica para um entrevistado. "Temos de ler muito e estar permanentemente bem informados, como qualquer jornalista", avança".

Sem comentários: