terça-feira, abril 28, 2009

Jardim na TVI: "PSD é uma organização política interclassista, não liberal, nem marxista"

"A Social-Democracia de raiz personalista cristã, constitui a matriz ideológico-doutrinal do Partido Social Democrata. O que identifica o PSD com a essência da Cultura portuguesa, fazendo-o uma organização política interclassista, não liberal, nem marxista, em que os Direitos, Liberdades e Garantias da Pessoa Humana predominam sobre o Estado, a Região, o Município e restantes Entes públicos, todos estes, sim, ao serviço da Pessoa Humana. O PSD distingue-se assim dos Partidos da Internacional Socialista, cuja raiz é a luta de classes e cujo objectivo é o predomínio do Estado e restantes Entes públicos sobre os Direitos da Pessoa Humana, são Partidos de cunho estatizante.
É importante demarcar os campos políticos - o que não tem sido feito em Portugal - visto que o futuro de um País, para ser reconstruído com bases e com eficiência, tem de se sustentar numa lógica doutrinal coerente, onde sejam claros e inconfundíveis, os métodos e os objectivos a alcançar. Trata-se de uma exigência democrática, para o Povo soberano poder escolher criteriosamente. O problema é que, em Portugal, o partido socialista, doutrinariamente, é nada, e sim uma confusão que vai desde a cumplicidade com o grande Capital menos produtivo, até às propostas de «causas fracturantes», próprias do folclore da extrema-esquerda.
O partido socialista doutrinariamente é nada, nada de lógico e de articulado tem para os Portugueses, na medida em que, ao melhor estilo de certas organizações ítalo-americanas, apenas quer a conquista do poder e a manutenção desse mesmo poder, custe o que custar, seja de que maneira for. Daí a mistificação da propaganda, dizendo que o partido socialista ocupa o centro do espectro político português. O que é nada, nada pode ocupar. É uma lei da Física. O Centro, em Portugal, até está bem disponível para quem souber lhe apresentar propostas credíveis e mobilizantes" (crónica de Alberto João Jardim, esta semana na TVI 24)

Sem comentários: