terça-feira, junho 18, 2019

Nicolás Maduro teve lições de liderança de um guru espiritual indiano e consulta um bruxo de Miami, revela novo livro

Um novo livro de um jornalista venezuelano revela que Maduro (quem em 2013 disse ter visto Chávez reencarnado num pássaro) consulta frequentemente um bruxo e é devoto de um guru espiritual. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é devoto do guru espiritual Sathya Sai Baba e consulta frequentemente um bruxo para conhecer o seu futuro, escreve o jornalista venezuelano David Placer num livro recentemente publicado e disponível na Amazon. No livro El dictador y sus demonios: La secta de Nicolás Maduro que secuestró a Venezuela Placer relata como, oito anos antes de assumir a presidência da Venezuela (em 2013), Maduro e outros altos dirigentes do chavismo visitaram Sai Baba na Índia.
“Oito anos antes de alcançar a presidência, Nicolás Maduro foi conhecer um homem que dizia ser Deus. Maduro, de mão dada com a sua mulher, a supersticiosa Cilia Flores, queria tocar as portas do céu, mas acabou por construir na Venezuela o pior dos infernos”, lê-se na sinopse do livro. De acordo com um excerto publicado pelo jornal espanhol El Confidencial, a viagem de Maduro à Índia para conhecer Sai Baba foi organizada ao mais alto nível pelo governo venezuelano, contando com a intervenção do embaixador venezuelano na Índia, Walter Márquez.

Maduro foi fazer turismo religioso com a sua mulher, Cilia Flores, a Puttaparthi, porque queriam conhecer Sai Baba em pessoa. Não sei se [Maduro] é espiritual, porque nunca falei com ele sobre esses assuntos, mas com Cilia Flores sim. Saudávamo-nos com as mãos juntas, com uma ligeira inclinação de cabeça, e pronunciávamos um ‘namasté’ ou ‘namaskar’. Creio que ela foi uma das primeiras que falou a Maduro de Sai Baba. Estou certo de que ele não sabia quem era Sai Baba antes de conhecer Cilia”, contou Walter Márquez ao jornalista, de acordo com a transcrição publicada no livro.
Sai Baba foi um líder espiritual indiano que criou um importante movimento religioso no século XX ao proclamar uma doutrina eclética, promovendo a prática religiosa independentemente da confissão. Adorado tanto por muçulmanos como por hindus, Sai Baba cativou milhões de pessoas em todo o mundo, que se deslocavam à sua aldeia natal em peregrinação — e ainda hoje é uma referência religiosa: mesmo depois da morte, em 2011, ainda existem centros Sai Baba em 114 países do mundo. Maduro foi um dos muitos que o visitaram e beijaram os pés, como mostra uma fotografia divulgada juntamente com o livro.
Maduro achava que tinha uma ligação especial a Sai Baba, o dia 23 de novembro, como conta David Placer no livro. “Ambos nasceram nesse dia e o futuro presidente estava convencido de que não se tratava de uma coincidência, de uma simples casualidade, mas sim de um sinal do destino. O dia 23 de novembro era o dia de aniversário do guru que se havia proclamado o último deus com vida, o homem que criaria um dos maiores movimentos religiosos do século XX. E, com sorte, Maduro também tomaria as rédeas de um país inteiro que, com o passar dos anos, dominaria como uma seita.”
Mas, curiosamente, quando Maduro fez os 15 mil km até à India e conheceu o famoso guru, houve uma falha de eletricidade que deixou o espaço às escuras e sem ventoinhas ou qualquer corrente elétrica. Os macacos aproveitaram a escuridão para roubar toda a comida que puderam aos devotos que dormem em casas na aldeia. E aqui quem vê uma analogia com a Venezuela atual é o autor do livro.
Além de devoto de Sai Baba por influência da mulher, Nicolás Maduro é também adepto de outros tipos de misticismo. Segundo conta a agência EFE também citando partes do livro de David Placer, Maduro consulta frequentemente o bruxo Cirilo Enrique Rodulfo, que vive em Miami e que vai várias vezes a Caracas para ler o futuro do presidente venezuelano nas cartas. Mas Maduro já tinha deixado transparecer a sua veia mística — quando, em 2013, disse que o ex-presidente, Hugo Chávez, lhe tinha aparecido em forma de “pajarito” (Observador)


Sem comentários: