terça-feira, abril 13, 2010

João Jardim na TVI: "Houve grandeza, a ética sobre as facções"

"Retomando estas intervenções, devo exprimir o meu sentimento de gratidão ante a solidariedade que os Portugueses manifestaram com o Povo Madeirense. Do lado de cá do mar, se dúvidas existiam quanto à coesão nacional, elas dissiparam-se por completo. Ficou bem claro que acima de conflitos políticos, quase sempre nascidos por causas que bem podem ser evitadas, ou provocados pela mediocridade de gente que vem prejudicando ou atrapalhando a comunidade nacional, por cima disto tudo, existe uma Nação que conserva laços de unidade e que mantém firmes os Valores e os Princípios que A alicerçam. Creio, assim, que de um lado e do outro do mar, a coesão nacional, agora tão bem afirmada, fez dissipar fantasmas de separatismo e de irreconciliação de objectivos. A unidade pátria existe e é firme.
Desta vez, nada foi artificial. Tudo foi sincero. Os Portugueses demonstraram que apesar de tudo o que nos vem dividindo nos últimos séculos, somos capazes de colocar a solidariedade pátria acima de questões menores, e Portugal, como um todo, se mobilizar nas causas fundamentais.
Não houve politiquice, como é costume noutras ocasiões. Houve grandeza, a Ética sobre as facções.
São circunstâncias que nos obrigam a reflectir e a aprender.
Que nos põem ante a questão de reconhecer as capacidades nacionais e de saber orientá-las em função do que é essencial, sobretudo neste momento difícil que Portugal atravessa. Que nos impõem o esforço de também compreender os outros, as razões das diferenças legítimas, para convergirmos naquilo que não pode mais andar a ser adiado. Afinal, em Portugal, a Política pode ter grandeza e ultrapassar a politiquice que diariamente nos vai desgastando com aboluta inutilidade.
Esta a lição que os Portugueses deram, quando da catástrofe na Madeira.
Da minha parte, por tudo, muito e muito obrigado
" (crónica de Alberto João Jardim emitida na TVI ontem)

Sem comentários: