domingo, outubro 24, 2021

O que tenho de fazer para conseguir o desconto de 10 cêntimos no combustível? É simples

 

Para combater o aumento histórico do preço dos combustíveis (em grande parte devido à enorme carga fiscal), o Governo oferece um desconto de 10 cêntimos por litro a todos os contribuintes durante cinco meses e um máximo de cinco euros por mês. Por uma vez, o processo de adesão é simples. Antevendo uma onda de contestação que já começava a crescer na rua e provavelmente assutado com o aumento histórico do preço de combustível - a gasolina chegou a custar mais de dois euros por litro, mais do que um litro de cerveja - o Governo anunciou uma panaceia que vai durar cinco meses: 10 cêntimos de desconto por cada litro de gasolina ou gasóleo até a um máximo de cinco euros por mês ou cinquenta litros de combustível. A medida vai custar 133 milhões de euros ao erário público (nós) e durará até março de 2022. Mas o que fazer para conseguir o desconto? Desta vez, o Estado facilita a vida aos contribuintes. Agora, é só esperar que os problemas ocorridos com o IVAucher da restauração, alojamento e do espetáculo - fraca adesão dos comerciantes e atrasos nos reembolsos - não se repitam.

1º Passo: Aderir ao IVAucher

É essencial ter internet e aderir ao programa IVAucher através de um qualquer dispositivo móvel ou fixo como o telemóvel ou um computador. O programa pede o número de contribuinte e o número de telemóvel (para ceder um código) e funciona de uma forma simples e amiga do utilizador. É igualmente necessário estar registado no Portal das Finanças. São três cliques no total.

2º Passo: Abastecer numa bomba amiga

A adesão ao programa é voluntária para todos: consumidores e comerciantes, ou seja, condutores e postos de abastecimento. de combustível. Portanto, é melhor perguntar se a bomba onde costuma abastecer aderiu ao programa. O abastecimento é pago na totalidade e o desconto é devolvido por transferência bancária. O que nos leva ao ....

... 3º Passo: "Deseja fatura com número de contribuinte?": Sim, desejo

Para, finalmente, receber os 10 cêntimos por litro é essencial pedir fatura e dar o número de contribuinte no momento do pagamento. A devolução é feita através de transferência bancária que será feita depois de cada abastecimento. O programa começa em novembro (Expresso, texto do jornalista Rui Gustavo)

Sem comentários: