sábado, maio 02, 2020

Nota: a diferença entre a Madeira e Canárias


Na Madeira, felizmente, não temos casos novos há vários dias - tal como os Açores – antes têm aumentado os doentes recuperados, indicadores que não deixa de ser positivo.
Ao contrário de nós, estão as Canárias onde tivemos até hoje 2.212 casos positivos, média de 102,72 casos por cem mil pessoas, 149 falecimentos e 1.149 casos de doentes curados. Estamos a falar de uma região insular vizinha com mais de 2,3 milhões de habitantes, que recebem 10 vezes mais os turistas que a Madeira recebe e que demorou muito, mesmo muito, a tomar medidas de prevenção e de defesa, nomeadamente as adoptadas pela Madeira em relação ao portos, marinas e aeroportos.
Os primeiros casos em Canárias surgiram entre turistas italianos e alemães que estavam nas ilhas mais pequenas daquela região insular, o que revela bem a falta de cautela que ali existiu.
Lembro que foi em 31 de Janeiro que o primeiro caso de COVID-19 nas Canárias foi confirmado, tratando-se de uma turista alemã localizada em La Gomera. A 24 de Fevereiro, o segundo caso do país foi confirmado, tratando-se de um médico da região italiana de Lombardia (que viria de ser uma das mais afectadas) que estava em férias em Tenerife. Após isso, várias casos foram detectados no local, incluindo pessoas que estiveram próximas ao médico.
Canárias hoje está numa situação dramática em termos sociais. Acho mesmo que a pandemia social e económica decorrente da pandemia sanitária, vai ter consequências nefastas bem piores. Suspeito que sim. O caso já mereceu destaque na imprensa nacional do país. Canárias depende e muito dos serviços, do turismo. Estando o turismo fechado - os turistas estrangeiros proibidos de viajar para as Canárias até outubro - estando os voos limitados, e com a esmagadora maioria dos hotéis, restaurantes, cafés, bares, praias, etc, fechados, é natural que o impacto económico de tudo isso seja imenso e possa ser perigoso para a população insular (LFM)

Sem comentários: