segunda-feira, maio 18, 2020

Crise afectará rendimento de dois milhões de trabalhadores

Mais de 40% dos trabalhadores em Portugal terão sofrido perdas significativas de rendimento ou ficaram mesmo emprego, tendo de recorrer ao subsídio da Segurança Social, devido à pandemia da Covid-19, segundo  indicam cálculos do cálculos do “Diário de Notícias/Dinheiro Vivo” (DN/DV), com base nos dados oficiais do Governo e do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O “DN/DV” escreve que, cerca de dois milhões terão sido afectados desde Março e antecipa que o número deverá crescer no decorrer do ano. Dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, citados pelo “DN/DV”, revelam que, entre o final de Março e o passado dia 14, quase 109 mil empresas entregaram pedidos para aderir ao regime de lay-off simplificado (que implica uma perda salarial até 33%), afectando mais de 1,3 milhões de trabalhadores. Já entre 1 de Abril e 4 de Maio, a Segurança Social (SS) recebeu mais de 314 mil pedidos ou prorrogações de apoio, segundo dados da SS, até ao passado dia 13 de Março, consultados pelo jornal. Existem ainda mais de 271 mil pessoas que tiveram de deixar ou faltar ao trabalho para tomar conta de filhos menores ou de outro familiar a cargo.

Portugal regista, neste momento, 1.218 mortes relacionadas com a Covid-19 e 29.036 infectados, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. O país entrou no dia 3 de Maio em situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março. Esta nova fase prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais. A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 313.500 mortos e infectou mais de 4,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados. A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China (ED)

Sem comentários: