terça-feira, abril 07, 2020

Pandemia faz disparar popularidade de Costa. É o mais confiável dos líderes europeus...

O primeiro-ministro português lidera um barómetro de popularidade europeu do GAD3 sobre a gestão dos Governos da Europa face à pandemia de Covid-19. Entre uma série de rostos de líderes políticos europeus, António Costa vai à frente (75%) nas preferências, mostra o barómetro, citado pelo jornal espanhol “ABC”. O chefe do Governo nacional é seguido de perto pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, com 71%. A chanceler alemã, Angela Merkel, fecha o pódio, recolhendo 63% de satisfação, mais 28% do que no período anterior à pandemia.
Mais abaixo, surge o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson (55%), que está infectado com o novo coronavírus, mas que já cumpriu os sete dias de isolamento. Na sexta-feira, ainda com febre, Johnson deixou uma mensagem aos britânicos. «Por favor, por favor» que «fiquem em casa neste fim-de-semana, mesmo que faça bom tempo», apelou, num vídeo publicado na sua conta de Instagram.

Boris Johnson anunciou que estava infectado com Covid-19 a 27 de Março. Deste aí, tem estado em isolamento, mas a trabalhar a partir de casa e tornou-se o governante mais bem classificado do Reino Unido na última década. Especialistas da YouGov destacam, inclusive, o facto de 24% dos eleitores do partido Trabalhista aprovarem o desempenho do Governo conservador.
Seguem-se o primeiro-ministros francês, Emmanuel Macron (39%), e o chefe do Governo espanhol, Pedro Sanchéz, mais atrás, com 27,7%.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 65 mil. Dos casos de infecção, mais de 260 mil são considerados curados.
Em Portugal, segundo o balanço feito domingo pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 295 mortes, mais 29 do que na véspera (+11%), e 11.278 casos de infecções confirmadas, o que representa um aumento de 754 em relação a sexta-feira (+7,2%).
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de Março, encontra-se em Estado de Emergência desde a meia-noite de 19 de Março e até ao final do dia 17 de Abril, depois do prolongamento aprovado na passada quinta-feira na Assembleia da República (Ana Rita Rebelo, Executive Digest)

Sem comentários: