A inauguração coincidiu com o 95.º aniversário da República turca. Este é
um dos projetos que têm marcado o país desde que Recep Erdogan chegou ao poder.
Vai substituir o Aeroporto Internacional Atatürk, que atingiu o limite. O novo aeroporto
tem 76 km2, o equivalente à área da cidade do Funchal, Madeira. Seis pistas, três terminais, um sistema de segurança com tecnologia de
última geração e acesso a aplicações móveis e inteligência artificial. Terá
capacidade para 200 milhões de passageiros/ano, mas nesta fase, a primeira de
quatro, receberá apenas 90 milhões. O interior ostenta elementos que cruzam a
arte turca e a arte islâmica. A torre de controlo é em forma de tulipa e venceu
prémio internacional de arquitetura 2016. O primeiro voo realiza-se a 31
outubro, dois dias depois da inauguração. Terá como destino Ancara, capital
política da Turquia. O novo aeroporto vai funcionar em pleno a partir de 29 de
dezembro Até lá o novo aeroporto garante apenas cinco voos diários.
INFRAESTRUTURA TEM SIDO ALVO DE PROTESTOS
Os sindicatos da construção dizem que aeroporto é "um
cemitério". Acusam a construtora de violar os direitos dos trabalhadores,
denunciam más condições de trabalho e questionam as mortes em acidentes
laborais. De acordo com o sindicato terão morrido mais de 130 pessoas. O
ministério do Trabalho turco refere apenas 27. Calcula-se que a obra vai custar
4,5 mil milhões de euros. Este projeto alinha-se com o desejo de Erdogan de
transformar Istambul num centro global entre três continentes: Europa, Ásia e
África (aqui)
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