Os resultados de Setembro do Barómetro Político da Marktest revelam que os portugueses avaliam muito negativamente a actuação de todos os líderes partidários, bem como do Presidente da República, a quem dão mínimos históricos. Em Setembro, os resultados do Barómetro Político Marktest indicam que todos os líderes partidários com assento parlamentar, bem como o Presidente da República, registaram um saldo de imagem negativo, mostrando que a maioria dos portugueses avalia negativamente a sua actuação. Há ainda a salientar que, dos seis políticos em análise, três registaram o saldo de imagem mais baixo de sempre.
Cavaco Silva registou em Setembro um saldo de imagem de -43.8%, sendo este o valor mais baixo alguma vez alcançado por um Presidente da República desde que acompanhamos este indicador e equivale a uma quebra homóloga de 45.9 pontos percentuais. Pedro Passos Coelho mantém-se como o político com o saldo de imagem mais baixo. Em Setembro, o Primeiro-Ministro e líder do PSD registou -56.7%, o que equivaleu a uma quebra homóloga de 66.8 pontos percentuais, sendo também a quebra mais acentuada entre os políticos em análise. Este valor é também o mais baixo desde que seguimos o indicador. Também Paulo Portas, líder do CDS-PP atingiu o seu valor mais baixo no decorrer do mês de Setembro: -38%, registando uma quebra de 38.7 pontos percentuais face a Setembro de 2011. António José Seguro, líder do PS, foi o único que viu o seu saldo de imagem subir, ainda que apenas 0.7 pontos percentuais: de -19.3% em Julho para -18.6% em Setembro. O saldo de imagem de Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, foi em Setembro de -8.2%, ficando ainda assim 10.5 pontos percentuais acima do observado em Setembro de 2011. Jerónimo de Sousa, líder do PCP, mantém-se como o líder partidário com melhor saldo de imagem. Contudo, esse valor não foi além de -4.2%. Comparativamente ao período homólogo, este valor significou um aumento de 2.2 pontos percentuais
O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Outubro de 2012)

