quarta-feira, dezembro 12, 2007

Protagonismo: Sócrates liderar o Top 10 Protagonistas

Na semana de 26 de Novembro a 2 de Dezembro o novo aeroporto de Lisboa continua a preencher a actualidade com apresentação de novos estudos que defendem localidades alternativas à Ota. Destaque ainda para a greve geral na função Pública no dia 30 de Novembro. O Primeiro-ministro, José Sócrates, continua a liderar o Top 10 Protagonistas, com enfoque para a Presidência Portuguesa da UE e as iniciativas que decorreram nesse âmbito. A Cimeira UE - India em Nova Deli e UE - China em Pequim, onde os assuntos económicos e financeiros estiveram em destaque, constituíram igualmente temas das suas intervenções. Na segunda posição surge Paulo Portas, líder do CDS/PP devido à critica das políticas do governo, com especial destaque para a exigência que as dívidas do estado a empresas e particulares tenham o mesmo destaque que a situação inversa. De destacar ainda, a exigência de um debate parlamentar acerca da escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa. Para a 3ª posição do Top entrou António Costa, Presidente da CM de Lisboa. O destaque da sua intervenção vai para a exigência de aprovação de um empréstimo para resolver as dificuldades financeiras da autarquia. O empréstimo está em causa devido à oposição da maioria PSD na Assembleia Municipal da CM de Lisboa.
Outras notícias em destaque:
- O Ministério da Saúde vai instalar em Marvila um Campus Hospitalar que integrará o futuro Hospital de Todos os Santos e as novas instalações do Instituto de Oncologia.
- Em 2006 aumentou em 10% a procura dos serviços de urgência em hospitais privados com internamento.
- Portugal é um dos países da Europa Ocidental com o maior número de casos notificados de SIDA.
- A Galp assinou com a petrolífera estatal Indiana um acordo de parceria estratégica para exploração de petróleo em Angola e também ganhou, no Brasil, um concurso para explorar um bloco com elevado potencial.
- A TAP vai adquirir 20 novos aviões à Airbus, para além dos 5 já encomendados. O Presidente da TAP, Fernando Pinto, assinou também uma opção de compra de mais três aviões, garantindo que o negócio não compromete as contas da transportadora e melhorará a sua competitividade.
- Os CTT lançam um novo operador de telecomunicações móveis, que vai operar usando uma rede virtual contratada à TMN. A nova rede operará com a marca Phone-ix.
- Portugal perde para Espanha 163 milhões de euros em receitas com combustíveis - a conclusão é do estudo da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas. Os combustíveis em Espanha são cerca de 20% mais baratos que em Portugal.
- A empresa portuguesa Ndrive lança o primeiro GPS com imagens reais sendo assim possível ver um percurso rodoviário com o auxílio de imagens aéreas.
- No desporto, mais uma jornada da Liga dos Campeões da UEFA, onde o SL Benfica empatou com o Milão e fica de fora desta competição. O Sporting CP assegura a continuação na Taça UEFA apesar de derrota em Manchester e FC Porto perde mas continua a liderar o seu grupo de qualificação. Na liga portuguesa, o FC Porto vence o Benfica em Lisboa e reforça a liderança na prova. (fonte: Marktest, Dezembro de 2007)

Sem comentários: