segunda-feira, dezembro 04, 2017

Venezuela: Detidos ex-ministro do Petróleo e ex-presidente da petrolífera estatal

As autoridades venezuelanas detiveram o ex-ministro do Petróleo Eulogio del Pino e o ex-presidente da empresa pública Petróleos de Venezuela (PDVSA) Nelson Martínez, no âmbito da investigação de corrupção realizada pelo ministério público. "Houve uma série de apreensões" relacionadas com os casos de corrupção na empresa petrolífera PDVSA, e foram detidos "Eulogio del Pino e Nelson Martínez, ambos ex-presidentes da PDVSA e ex-ministros do Petróleo", disse o procurador Tarek Saab, em conferência de imprensa. Tanto Martínez como Del Pino estiveram na direção da PDVSA e na pasta do Petróleo durante este ano, depois de o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter decidido, em agosto passado, fazer uma troca nos cargos destes funcionários.
Assim, nesse mês, Maduro nomeou presidente da PDVSA aquele que até então era ministro do Petróleo, Nelson Martínez, e pôs à frente dessa pasta Del Pino, que era até esse momento o chefe da petrolífera estatal. Martínez foi detido por "presumível ligação à assinatura do contrato de refinanciamento da dívida da empresa Citgo Petroleum Corporation - a maior filiar da PDVSA nos Estados Unidos - sem contar com o beneplácito do Governo nacional", facto por que foram detidos os diretores da empresa na semana passada. Segundo Saab, os detidos disseram que Martínez tinha conhecimento do contrato. Por sua vez, Del Pino foi detido por estar presumivelmente envolvido "nas teias de corrupção de Petrozamora", outra filial da PDVSA.
Os dois foram detidos pelos funcionários da Direção de Contrainformação Militar (DGCIM) e foram-lhes imputados os crimes de "peculato doloso, conluio de funcionário público com contratado" e conspiração para cometer um crime. Martínez é acusado ainda de "branqueamento de capitais e conspiração para cometer um crime", ao passo que Del Pino é também acusado de "incumprimento do regime de segurança da nação" e "uso indevido de sistemas de informação e danos à indústria petrolífera".

"A Del Pino é atribuída a alteração intencional de números fiscalizados de produção de crude desde 2014 até 2017, quando estava na Direção Executiva de Exploração e Produção Oriente da PDVSA", precisou Saab, que se comprometeu a acabar com a corrupção na petrolífera do Estado.  O procurador do ministério público venezuelano salientou que estas "são investigações de caráter preliminar que devem apontar para uma definição, para uma conclusão durante o próprio processo penal em curso". No domingo passado, Maduro nomeou presidente da PDVSA o major-general Manuel Quevedo, a quem pediu para restruturar a companhia estatal e fazer uma "limpeza" na empresa (Lusa)

Sem comentários: