domingo, julho 24, 2016

Jornalismo: Jornalista assassinado à frente da família

Um jornalista mexicano foi assassinado a tiro à frente da sua mulher e de dois filhos em Tierra Blanca, Estado de Veracruz no México, um país que continua a figurar como um dos mais perigosos para os 'media'. Pedro Tamayo Rosas, 45 anos, que trabalhava para dois jornais de Veracruz -- Al Calor Politico e Piñero de la Cuenca -- foi assassinado à saída de sua casa no município de Tierra Blanca - um dos mais afetados do Estado de Veracruz pela violência do narcotráfico - por dois agressores, que a seguir se colocaram em fuga, indicou a polícia local através de um comunicado, citado pela agência France Presse.
Pedro Tamayo acompanhou em junho de 2014 a descoberta de várias fossas clandestinas de onde 35 pessoas foram exumadas, provavelmente vítimas de um cartel de droga, Los Zetas, muito poderoso em Veracruz, um Estado mexicano minado pela violência.
O jornalista tinha sido colocado sob proteção da polícia depois de ter sido ameaçado em janeiro último. Desde o início do ano, a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras contabiliza já o assassinato de nove jornalistas no México, país onde mais de mais de 90 jornalistas foram mortos e 17 estão dados como desaparecidos desde 2000 (DN-Lisboa)

Sem comentários: