sábado, fevereiro 20, 2016

Opinião: “Os espaços de Coelho”

Não é impossível Passos repetir o que só Soares conseguiu: ser eleito duas vezes primeiro-ministro com um interregno pelo meio
Pedro Passos Coelho vai ser reeleito triunfalmente líder do PSD nas diretas de março. Nenhum dos seus potenciais rivais tem a coragem de o afrontar. Quando muito, no congresso aparecerá uma lista para o conselho nacional alternativa à do líder que os jornalistas conotarão com este ou aquele baronete ou grupo de despeitados. Em concreto, o congresso será o arranque da marcha para tentar retomar o poder. O interesse lateral será conhecer os escolhidos para número dois e para chefe da máquina. O resto será a liturgia habitual dos congressos, com as intervenções mais ou menos inflamadas dos que falarem sobretudo à hora dos telejornais.
Para a recondução incontestada de Passos contribui o cheiro a poder que alguns já anteveem a um ano de distância, face às dificuldades do executivo Costa e ao resultado das legislativas que trouxeram uma vitória a Passos, embora estéril quanto à manutenção do poder.

Passos Coelho é objetivamente o melhor veículo para o centro-direita e a direita voltarem. Com ele, os portugueses sabem o que a casa gasta. E é bem possível que em eventuais eleições o chamem novamente, ainda que a sua governação não tenha tido o sucesso que PSD e CDS apregoam.
Nesta fase, Passos moderou a sua imagem para recuperar o espaço ao centro que parcialmente lhe fugiu. Não é líquido que essa metamorfose seja convincente para o eleitorado, que o vê transformar-se num arauto da social-democracia depois de se ter autodefinido como liberal para conquistar o PPD/PSD. Verdade se diga que o partido de Sá Carneiro não tem as suas raízes fundadoras no campo social-democrata. É mais fruto da ala liberal do “caetanismo”, de católicos moderados e de uma burguesia apolítica e interclassista que tinha de se acolher algures. Foram homens como Barbosa de Melo que lhe injetaram referências sociais-democratas. Passos só terá andado nessas áreas durante um tempo limitado: concretamente quando, muito jovem e vindo da esquerda, aderiu ao partido, e durante a sua liderança da JSD. A partir daí foi--se sempre distanciando dessa via, tornando-se pública essa evidência no congresso do Coliseu em que apoiou Barroso e não Nogueira, mais moderado e à esquerda.
A linha mais à direita acentuou-se quando se formou e optou pela vida empresarial e quando apareceu a disputar o poder no PSD. Já no governo, aplicou-a sempre que pôde. Vender a TAP, a REN, a EDP, a Fidelidade, tentar concessionar a RTP e admitir privatizar a Caixa Geral de Depósitos remete muito mais para um projeto conservador inglês do para a social-democracia do continente europeu.
É certo que Passos se confrontou com uma realidade dramática a requerer medidas excecionais e pesadas quando herdou um país falido em resultado da política megalómana de investimento público promovida por Sócrates, que no início até apoiou. Mas uma vez chegado ao poder, o seu caminho foi seguir à risca e até ultrapassar o que reclamavam mercados, interesses e a troika. Surge, assim, como contraditória e meramente tática a atual proclamação “Social-democracia sempre”. É um slogan que não encaixa num Passos que habituou o país a manter coerentemente um rumo. Uma reviravolta dessas seria mais previsível em Portas, que foi tudo e o seu contrário. Jotinha. Jornalista de projeto exclusivamente político. CDS democrata-cristão. Social-cristão. Ruralista. Liberal com o PP. Eurocético. Novamente centrista e europeísta convicto.
Voltando a Passos, percebe-se esta tentativa de reenquadrar o PSD a fim de reconquistar o centro que o PS ocupou, enquanto este perdia terreno à esquerda para o Bloco. Mas atenção. O eleitorado português não se deixa levar facilmente por amanhãs que cantam e regenerações políticas.

Mesmo assim, e deixando de parte a embalagem ideológica com que se apresenta agora, o facto é que importa hoje reconhecer que, depois de Mário Soares, Passos pode ser o único político capaz de ser reeleito primeiro-ministro sem ser em eleições seguidas. Notável, sem dúvida! Isto, mesmo reconhecendo que António Costa é um osso muito mais duro de roer do que alguns pensavam e talvez ainda pensem. O primeiro-ministro consegue sempre surpreender. O último caso são as mensagens que distribui sem intermediação jornalística pelas redes sociais. Copiou com os meios de hoje o que Caetano fez na primavera marcelista. E esta, hem?! (Jornal I, texto de Eduardo Oliveira e Silva, com a devida vénia)

Sem comentários: