domingo, setembro 14, 2014

Escócia: Os escoceses famosos

Ator Sean Connery
O que têm em comum Sean Connery, Calvin Harris, Tony Blair e Alex Ferguson? Nasceram na Escócia e têm uma opinião sobre o referendo. Fique a saber quem são alguns dos escoceses famosos e o que pensam da independência.
Sean Connery, 84 anos
Natural de Edimburgo, capital da Escócia, o ator é famoso desde os anos 1960 por desempenhar no cinema o papel do agente secreto britânico James Bond. Conhecido por outros filmes como 'Duelo Imortal', 'O Primeiro Cavaleiro' ou 'Os Intocáveis', Connery é um apoiante do Partido Nacionalista Escocês (SNP). Apoia, por isso, a ideia de uma Escócia independente. "A campanha pelo 'Sim' centrou-se numa visão positiva da Escócia. É baseada na inclusão, igualdade e o valor democrático de que o povo da Escócia é o melhor guardião do seu futuro", disse o ator citado pela BBC.
Tony Blair, 61 anos
Natural de Edimburgo, a capital da Escócia, o ex-primeiro-ministro britânico e ex-líder do Labour, Blair foi um dos grandes defensores da chamada política de Terceira Via. Chefe do Governo do Reino Unido, entre 1997 e 2007, enfrentou crises internas, como a da morte de Lady Di e a decisão de fazer um funeral público à "princesa do povo", mas também crises externas como a decisão de invadir militarmente o Iraque, em 2003, alinhando com os neoconservadores da Administração George W. Bush. Há seis anos, apoiou a ideia de um referendo sobre a independência da Escócia, mas recentemente não tem feito muitos comentários sobre o assunto. Em julho, citado pelo 'The Telegraph', disse acreditar que os escoceses iriam dar a vitória ao "Não" na consulta popular de dia 18.
Alan Cumming, 49 anos
Natural de Aberfeldy, o ator escocês é conhecido, entre outras, pela sua participação na série televisiva 'The Good Wife'. "As evidências são claras: nos últimos 15 anos tornámo-nos mais fortes economicamente, socialmente, culturalmente e globalmente. O mundo está à nossa espera e eu sei que a Escócia está preparada", disse o ator, citado pela BBC, ao apoiar a campanha pelo "Sim".
Susan Boyle, 53 anos
Natural de Blackburn, a cantora ficou célebre pela sua participação no 'Britain's Got Talent', um reality show dedicada ao talento musical transmitido pela televisão. Em abril de 2009, Boyle deixou o juri de boca a aberta ao interpretar 'I dreamed a dream' do musical 'Les Miserables'. O sucesso foi tal que, com a ajuda da internet, a cantora tornou-se mundialmente conhecida. "Sou uma escocesa apaixonada pela minha cultura e pelo meu país. Mas não sou uma nacionalista" disse Boyle, ao 'The Scottish Sun', justificando o seu apoio à campanha pelo 'Não'.
Gordon Brown, 63 anos
Natural de Giffnock, perto de Glasgow, foi líder do Labour e primeiro-ministro do Reino Unido a seguir a Tony Blair no período entre junho de 2007 e maio de 2010. Brown é contra a independência da Escócia e tem andado no terreno a fazer campanha porta a porta pelo 'Não' na consulta popular de dia 18 de setembro. Ex-ministro das Finanças e governador do Banco de Inglaterra, o trabalhista acusou os nacionalistas escoceses de "não terem um plano credível para a moeda" em caso de vitória do 'Sim'.
J.K. Rowling, 49 anos
Nasceu em Yate, Inglaterra, mas há muito que fez de Edimburgo a sua casa. É casada, desde 2001, com o médico escocês Neil Murray.A escritora, que no passado também chegou a viver no Porto, tornou-se famosa com a série de livros sobre a personagem Harry Potter.É contra a independência da Escócia e até doou um milhão de libras - 1,2 milhões de euros - para a campanha do 'Não', que usa o slogan 'Better Together' (Melhor Juntos). Rowling poderá votar dia 18, pois quem vota são os maiores de 16 anos residentes na Escócia, não apenas as pessoas que nasceram na Escócia.
Irvine Welsh, 55 anos
Natural de Leith, perto de Edimburgo, escreveu, entre muitos livros, 'Trainspotting', que deu origem ao conhecido filme com o mesmo nome. "A separação política", escreveu ele no 'site' Bella Caledonia, "pode promover a unidade cultural que o Estado do Reino Unido está constantemente a minar".
Billy Connolly, 71 anos
Natural de Glasgow, a segunda cidade mais populosa da Escócia, é um humorista, músico e ator escocês conhecido por filmes como 'Proposta Indecente' ou 'O Último Samurai'. "É tempo de as pessoas se unirem e não de se separarem", disse à Radio Times, tendo precisado depois que não votará no dia 18 porque não estará nessa altura na Escócia. Não assumiu, porém, uma posição definida, pois diz não querer "influenciar ninguém".
Alex Ferguson, 72 anos
Natural de Glasgow, ex-futebolista e treinador, passou muito tempo fora da Escócia, tendo estado durante 26 anos ao comando do clube de futebol Manchester United. Alex Ferguson criticou o facto de os escoceses que vivem fora da Escócia não poderem votar neste referendo de dia 18 e acusou um outro Alex, Alex Salmond, primeiro-ministro da Escócia, de estar a tentar "silenciar todos aqueles que vivem para além da fronteira", noticou o 'The Scotsman'.O ex-treinador do Manchester United doou mesmo 501 libras - 631 euros - à campanha do 'Não'.
Calvin Harris, 30 anos
Natural de Dumfries, Adam Richar Wiles, mais conhecido como Calvin Harris, é um produtor, músico, cantor,compositor e DJ escocês. Em 2013-2014 foi, segundo a Forbes, o DJ mais bem pago. Entre os seus êxitos estão 'When I met you in the Summer' , 'We Found Love' e 'I Need your Love'. Em 2013 Calvin Harris esteve no festival Meo Sudoeste em Portugal. Recentemente manifestou também a sua frustração por não poder votar no referendo, uma vez que já não se econtra a viver na Escócia. "É irritante não se poder votar porque já não se vive na Escócia. Então...observo à distância. Estou só a observar e a ver os desenvolvimentos. Então é Escócia contra Inglaterra agora?... Vejo o que dizem - ter um país controlado por outro país é bizarro. Dizem que há muito dinheiro, mas eu questiono se temos dinheiro suficiente para sermos independentes", disse, à Free Radio (fonte: DN de Lisboa)