Li aqui que “o universo pode esconder muitos mistérios, mas não
conseguiu esconder a "Mão de Deus" do telescópio NuStar da agência
espacial dos EUA. A imagem é o resultado da explosão de uma estrela. Uma
estrela a 17 mil anos-luz da Terra transformou-se numa supernova após ter
explodido. Todo o "lixo" daí resultante assumiu uma forma conhecida e
que está a ser apelidada de "Mão de Deus" pela imprensa
internacional. A imagem foi conseguida
através da leitura em diferentes níveis de radiação dos restos da explosão. Um
dos telescópios que contribuiu para o resultado final que se pode ver mais a
baixo foi o NuSTAR, um leitor de raios-X da NASA. Os investigadores ainda não
estão certos se é o material expedido que assume a forma de uma mão, ou se é a
interação das partículas com a pulsar - o que resta da estrela que explodiu -
que cria a "Mão de Deus". A publicação Space.com explica que o
fenómeno astronómico é um exemplo de pareidolia, um fenómeno psicológico que se
caracteriza pelo reconhecimento de uma imagem familiar a partir de uma imagem
vaga. Uma primeira imagem da "Mão de Deus" já tinha sido captada em
2009 pelo telescópio Chandra, mas o resultado que agora está a circular nas
redes sociais é produto de mais do que uma recolha de informação. O nome foi
dado pela alegada semelhança que existe com o desenho de Deus e Adão na Capela
Sistina, em Roma, Itália. O NuStar está desde 2012 a orbitar o planeta Terra e
tem como missão estudar com mais pormenor os buracos negros que existem no espaço”

