quarta-feira, janeiro 22, 2014

Publicidade: logótipos que correram mal



“Um logótipo representa uma empresa ou uma organização - e de forma sucinta, deve veicular a imagem e os valores dos negócios e das ideias. Contudo, as coisas nem sempre correm bem. Tanto as palavras como as imagens podem ter duplo significado ou lembrar certas formas que transformam qualquer publicidade num desastre. O ‘Business Insider’ apresenta uma lista de logótipos de empresas que certamente não pediram uma segunda opinião quando criaram os seus logos.

Jogos Olímpicos de Londres 2012

A edição de 2012 não começou da melhor maneira. Tudo por causa do logótipo do evento. Esta imagem fez com que o Comité Olímpico do Irão ameaçasse boicotar os jogos pelo facto de o logótipo representar a malograda palavra "Zion", que significa Sião, uma palavra usada para denominar Jerusalém.  Surgiu também a ideia de que o logo recriava uma cena sexual entre as famosas personagens da série norte-americana ‘Simpsons’, ou que simbolizava a cruz suástica. A organização londrina demarcou-se de todas estas polémicas, referindo que quando o logótipo foi revelado ao público, para apreciação, ninguém disse nada.

Clínica Dentária San Marcelino

O logótipo desta clínica faz com que se duvide dos serviços lá prestados...

Arlington Pediatric Center

Este centro pediátrico que é conhecido por cuidar de crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade, provenientes de familias carenciadas, ficou nas bocas do mundo com este logótipo. A polémica instalada à volta do símbolo foi tanta que o Centro Pediátrico de Arlington o alterou para uma imagem mais convencional.

The Computer Doctors

Esta empresa está sediada em Bombaim, na Índia. O slogan é: fazemos com que os computadores funcionem para si!  Mas aqui, o que não funciona é o símbolo escolhido...

Kids Exchange

Kids Exchange quer dizer "trocas de miúdos" e apela à finalidade desta organização, que ajuda famílias carenciadas através de doações, vendas a preços reduzidos ou trocas directas. Contudo, as palavras são traiçoeiras. Seria melhor colocar um espaço entre a letra ‘s’ e a letra ‘e’... é que sem ele, o nome da organização parece ser Kid Sex Change (ou mudança de sexo de miúdos)

Megaflicks

Esta imagem pertencia a um videoclube, em New Port Ritchey, EUA. Em muitos sites, é assinalado o problema desta imagem: o estilo de letras escolhido, que faz com que as letras "l" e "i" se juntem e não lembrem cassetes, de todo.

Kostelecké Uzeniny

Uma fábrica da República Checa conhecida principalmente pela produção de salsichas, com quase um século de história, certamente que esperava ganhar fama pelos seus produtos e não por esta imagem esquisita.

Safe Place

Este símbolo designa vários locais, como quartéis de bombeiros ou esquadras da polícia onde os jovens que fogem de casa podem encontrar abrigo e comida. O condado de Palm Beach, EUA, criou esta imagem para que as pessoas nessa situação se protegessem de actividades ilegais ou de criminosos. Contudo, houve quem visse nesta imagem um outro sentido.

Junior Jazz Dance Club

Este clube de dança jazz pretendia cativar a atenção dos mais jovens. A ideia da imagem é dois corpos a dançarem: um rapaz com uma rapariga. Mas não é isso que se vê à primeira vista... A atenção acaba por ser atraída para o que parece ser um corpo feminino... com pouca roupa.

Sun Rise Sushi

Imagine o sol a nascer, atrás de uma casa de chá japonesa. É essa a ideia deste logótipo. Porém, não foi muito bem conseguida...

Sherwin Williams

É a maior empresa de tintas e revestimentos dos Estados Unidos da América, e uma das maiores do mundo. Inicialmente o logo da empresa fundada em 1866 por Henry Sherwin e Edward Williams, em Cleveland, era representado por um lagarto tropical capaz de alterar a sua cor para se camuflar em cada ambiente. Mas em 1893, com o slogan: ‘Cobre o Mundo’ (Cover the Earth), foi criado um novo logótipo que só se tornou oficial em 1905. O logótipo acabou por gerar alguma polémica: parecia que o mundo estava coberto de sangue e não de tinta. Em 1974 o logótipo acabou por ser substituído por outro mais moderno e em sintonia com o futuro da empresa. Contudo, mesmo polémica, esta imagem foi um sucesso e acabou por voltar...

Kudawara Pharmacy

A ideia era representar o "K" de uma maneira mais original. Parece simples, mas acabou por se revelar um erro crasso para esta empresa japonesa...

Catholic Church’s Archdiocesan Youth Comission

Esta imagem foi criada em 1973 e ainda foi premiada pelo Clube de Los Angeles de Directores de Arte. Mas o que ficou na história foi a polémica criada. Mais uma prova de como as imagens podem ter um duplo significado. O logótipo fala por si...

Mont Sat

Esta empresa de instalações de televisão por cabo e satélite é polaca e foi criada em 1985. Atingiu a fama mundial graças à sua mascote: uma antena parabólica com um ar muito feliz” (texto do jornalista José Varela Rodrigues da revista Sábado, com a devida vénia)