“Um logótipo representa uma empresa ou uma organização
- e de forma sucinta, deve veicular a imagem e os valores dos negócios e das
ideias. Contudo, as coisas nem sempre correm bem. Tanto as palavras como as
imagens podem ter duplo significado ou lembrar certas formas que transformam
qualquer publicidade num desastre. O ‘Business Insider’ apresenta uma lista de
logótipos de empresas que certamente não pediram uma segunda opinião quando
criaram os seus logos.
Jogos Olímpicos de Londres 2012
A edição de 2012 não começou da melhor maneira. Tudo por
causa do logótipo do evento. Esta imagem fez com que o Comité Olímpico do Irão
ameaçasse boicotar os jogos pelo facto de o logótipo representar a malograda
palavra "Zion", que significa Sião, uma palavra usada para denominar
Jerusalém. Surgiu também a ideia de que
o logo recriava uma cena sexual entre as famosas personagens da série
norte-americana ‘Simpsons’, ou que simbolizava a cruz suástica. A organização
londrina demarcou-se de todas estas polémicas, referindo que quando o logótipo
foi revelado ao público, para apreciação, ninguém disse nada.
Clínica Dentária San Marcelino
O logótipo desta clínica faz com que se duvide dos
serviços lá prestados...
Arlington Pediatric Center
Este centro pediátrico que é conhecido por cuidar de
crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade, provenientes de familias
carenciadas, ficou nas bocas do mundo com este logótipo. A polémica instalada à
volta do símbolo foi tanta que o Centro Pediátrico de Arlington o alterou para
uma imagem mais convencional.
The Computer Doctors
Esta empresa está sediada em Bombaim, na Índia. O
slogan é: fazemos com que os computadores funcionem para si! Mas aqui, o que não funciona é o símbolo
escolhido...
Kids Exchange
Kids Exchange quer dizer "trocas de miúdos"
e apela à finalidade desta organização, que ajuda famílias carenciadas através
de doações, vendas a preços reduzidos ou trocas directas. Contudo, as palavras
são traiçoeiras. Seria melhor colocar um espaço entre a letra ‘s’ e a letra
‘e’... é que sem ele, o nome da organização parece ser Kid Sex Change (ou
mudança de sexo de miúdos)
Megaflicks
Esta imagem pertencia a um videoclube, em New Port
Ritchey, EUA. Em muitos sites, é assinalado o problema desta imagem: o estilo
de letras escolhido, que faz com que as letras "l" e "i" se
juntem e não lembrem cassetes, de todo.
Kostelecké Uzeniny
Uma fábrica da República Checa conhecida
principalmente pela produção de salsichas, com quase um século de história,
certamente que esperava ganhar fama pelos seus produtos e não por esta imagem
esquisita.
Safe Place
Este símbolo designa vários locais, como quartéis de
bombeiros ou esquadras da polícia onde os jovens que fogem de casa podem
encontrar abrigo e comida. O condado de Palm Beach, EUA, criou esta imagem para
que as pessoas nessa situação se protegessem de actividades ilegais ou de
criminosos. Contudo, houve quem visse nesta imagem um outro sentido.
Junior Jazz Dance Club
Este clube de dança jazz pretendia cativar a atenção
dos mais jovens. A ideia da imagem é dois corpos a dançarem: um rapaz com uma
rapariga. Mas não é isso que se vê à primeira vista... A atenção acaba por ser
atraída para o que parece ser um corpo feminino... com pouca roupa.
Sun Rise Sushi
Imagine o sol a nascer, atrás de uma casa de chá
japonesa. É essa a ideia deste logótipo. Porém, não foi muito bem conseguida...
Sherwin Williams
É a maior empresa de tintas e revestimentos dos
Estados Unidos da América, e uma das maiores do mundo. Inicialmente o logo da
empresa fundada em 1866 por Henry Sherwin e Edward Williams, em Cleveland, era
representado por um lagarto tropical capaz de alterar a sua cor para se
camuflar em cada ambiente. Mas em 1893, com o slogan: ‘Cobre o Mundo’ (Cover
the Earth), foi criado um novo logótipo que só se tornou oficial em 1905. O
logótipo acabou por gerar alguma polémica: parecia que o mundo estava coberto
de sangue e não de tinta. Em 1974 o logótipo acabou por ser substituído por
outro mais moderno e em sintonia com o futuro da empresa. Contudo, mesmo
polémica, esta imagem foi um sucesso e acabou por voltar...
Kudawara Pharmacy
A ideia era representar o "K" de uma maneira
mais original. Parece simples, mas acabou por se revelar um erro crasso para
esta empresa japonesa...
Catholic Church’s Archdiocesan Youth Comission
Esta imagem foi criada em 1973 e ainda foi premiada
pelo Clube de Los Angeles de Directores de Arte. Mas o que ficou na história
foi a polémica criada. Mais uma prova de como as imagens podem ter um duplo
significado. O logótipo fala por si...
Mont Sat
Esta empresa de instalações de televisão por cabo e
satélite é polaca e foi criada em 1985. Atingiu a fama mundial graças à sua
mascote: uma antena parabólica com um ar muito feliz” (texto do jornalista José
Varela Rodrigues da revista Sábado, com a devida vénia)