quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Quase metade da publicidade em 20 anunciantes

Segundo os dados divulgados pela MediaMonitor, os 20 maiores anunciantes em Janeiro foram responsáveis por quase metade do bolo publicitário, considerando os valores a preços de tabela em Tv, rádio, imprensa, outdoor e cinema. De acordo com os dados da MediaMonitor, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor) no mês de Janeiro de 2013. Este valor representou uma descida mensal de 31.6% e homóloga de 22.8%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Janeiro de 2013 não está ainda concluído para todos os meios, nomeadamente em outdoor, que é o meio com maior peso em número de inserções (ver nota da situação referente ao mês de Janeiro). A Portugal Telecom abre o ano na liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, responsável por um share of voice de 6.0% face ao total do mercado publicitário e de 12.9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Johnson & Johnson ocupou a segunda posição, responsável por 5.0% do investimento publicitário total e por 10.8% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Janeiro. A Unilever-JM ocupou a terceira posição, com um share of voice de 4.0% face ao total do mercado publicitário e de 8.6% face ao total dos 20 mais. Em conjunto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por mais quase metade (46.8%) do bolo publicitário mensal , em preços de tabela.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 6 do grande consumo, 4 empresas de telecomunicações, 3 da distribuição, 3 do sector farmacêutico e 4 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 91.6% dos seus budgets. Ao outdoor dirigiram 4.0%, à rádio destinaram 2.1% dos montantes, à imprensa 1.8% e ao cinema 0.4%.No conjunto do mês, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 75.6%. A imprensa captou 12.5% dos montantes totais, cabendo 11.9% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.
Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Janeiro de 2013 (fonte: Marktest.com, Fevereiro de 2013)