Diz o Diário dos Açores que "a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A., acaba de adjudicar a construção de uma rampa para navios ro-ro (Roll on/Roll off) e ferry no porto das Lajes das Flores por mais de um milhão de euros, obra que deverá ser executada no prazo de quatro meses. A empreitada estará a cargo da Somague Ediçor, Engenharia, S.A., desenvolvendo-se na extremidade sudoeste do cais comercial da ilha das Flores, mais concretamente na ligação deste à retenção do terrapleno, ficando próxima da via de acesso ao porto e do local onde está prevista a construção da gare de passageiros local. A rampa para navios ro-ro e ferry do porto das Lajes das Flores tem 22 metros de largura e 20 de comprimento, sendo o fundo de serviço de – 5.50 m ZH (zero hidrográfico) e a cota de coroamento, no pé da rampa, de + 2.60 m ZH. A frente útil do cais actual fica reduzida em relação à situação actual em apenas 5.50 metros não sendo, no entanto, afectada a exploração normal do porto durante a execução da empreitada. A infra-estrutura da rampa será constituída por dois alinhamentos de colunas de aduelas distintos, sendo o da frente aberto, para permitir a passagem das ondas e a sua dissipação sobre o enrocamento da retenção, enquanto o alinhamento do tardoz será contínuo, para permitir a contenção do terreno do terrapleno. Nos primeiros 5 metros de plataforma nas Lajes das Flores irão ser instalados carris metálicos, para conferir protecção ao betão do tabuleiro ao deslizamento da rampa dos navios".
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