segunda-feira, junho 28, 2010

Sondagem: Passos fulgurante, governo desacreditado e falta de fé na selecção

O trabalho do Jornal de Notícias destaca algumas das conclusões da sondagem hoje publicada:
"- Pouca crença na selecção - Descrentes dos políticos, confiantes nos futebolistas? Nem por isso. A Universidade Católica perguntou aos portugueses até onde pode chegar a selecção no Mundial de 2010 e as respostas não foram animadoras. Mas convém ressalvar que a maioria das pessoas foi inquirida ainda antes da goleada à Coreia do Norte. Nessa altura, 34% achavam que Portugal não passaria da fase de grupos. No outro extremo, 4% confiavam no título de campeão mundial".
- Governo está desacreditado - A avaliação que os portugueses fazem do actual Governo vai de mal a pior. São apenas 20% os que lhe dão nota positiva (28% no último Barómetro). Em contrapartida, as avaliações negativas já somam uns esmagadores 72%. E isso é assim devido ao aumento dos mais críticos: os que acham que o desempenho é muito mau subiram de 23% para 30%. Em linha com estes dados estão todos os outros. São agora 71% os que acham que este Governo, em oito meses, fez mais coisas negativas que positivas; são já 39% os que acham que este é pior que o anterior; e são 38% os que perspectivam que as coisas ficarão ainda piores, no que diz respeito à capacidade para governar".
- Passos Coelho fulgurante - Pedro Passos Coelho tem uma entrada fulgurante no indicador que mede a avaliação dos líderes políticos. É o único (para além de Cavaco) a conseguir uma média positiva. Apesar de ser o menos conhecido, consegue uma nota de 10,3 e 67% de avaliações positivas. Manuela Ferreira Leite andava na nota sete e nos 37% quando se despediu do Barómetro. No que aos outros diz respeito, a única variação significativa é mesmo a de Sócrates, mas pela negativa".

Sem comentários: