terça-feira, junho 29, 2010

Jornalismo: comunicado do Conselho de Administração da Global Notícias

"A profunda alteração estrutural do mercado de Imprensa é pública e notória, em Portugal e no mundo Ocidental, exigindo às empresas editoras de publicações decisões estratégicas que conduzam a novos modelos de negócio e viabilizem as organizações que os suportam.
Ao mesmo tempo, torna-se imperativo agir também ao nível dos custos, uma vez que as receitas publicitárias e de circulação paga sofrem decréscimos crescentes e sucessivos, sem sinais de qualquer recuperação.
Por estes motivos, a Global Notícias, Publicações, S.A. resolveu adoptar uma série de medidas de reestruturação e corte de despesa, conhecidas do mercado, que tiveram repercussões positivas nos indicadores operacionais e financeiros da empresa, mas não se revelaram suficientes. Assim, tendo em conta os enquadramentos macroeconómico e sectorial adversos e o facto dos resultados obtidos com as medidas já implementadas não terem sido suficientes, viu-se o Conselho de Administração da Global Notícias, Publicações, S.A. na necessidade de analisar o seu portfolio de publicações e tomar as decisões estratégicas que se impunham na situação em causa.
Em resultado dessa análise, decidiu o Conselho de Administração da Global Notícias, Publicações, S.A. encerrar os jornais “24 horas” e o gratuito “Global Notícias”. O encerramento das duas publicações implicará, lamentavelmente, a supressão dos postos de trabalho associados à sua produção, pelo que se iniciará um processo de despedimento colectivo envolvendo os profissionais em causa. É, indiscutivelmente, muito duro para a empresa terminar com a edição de dois dos seus títulos que, apesar dos resultados, têm tido leitores fiéis e trabalhadores dedicados, aos quais a Global Notícias, Publicações, S.A. não pode deixar de dirigir uma palavra de reconhecimento.
O Conselho de Administração tem a noção de que o objecto social da empresa tem ínsito um conceito de serviço à colectividade que lhe impõe a ponderação de valores, princípios e critérios de gestão adicionais aos de qualquer outra empresa, garantindo, por isso, aos seus colaboradores, clientes, parceiros e à sociedade portuguesa em geral que, no respeito pela dignidade das pessoas envolvidas neste processo, tudo fará para viabilizar a continuidade e o desenvolvimento sustentável das suas publicações.
A Administração
Lisboa, 28 de Junho de 2010"

Sem comentários: