segunda-feira, junho 28, 2010

Investimento publicitário em Maio

Em Maio de 2010, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,5 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representou uma subida mensal de 2.9% e uma descida homóloga de 4.0%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Maio de 2010 não está ainda concluído para todos os meios. A L'Oreal Portugal sobe à liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, dois meses depois de ter abandonado este lugar. Em Maio foi responsável por um share of voice de 3.3% face ao total do mercado publicitário e de 9.1% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Unilever baixou para segundo, com um share of voice de 3.0% face ao total do mercado publicitário e de 8.2% face ao total dos 20 mais. O Modelo Continente mantém-se em terceiro, responsável por 2.9% do investimento publicitário total e por 8.1% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Maio.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 36.3% do valor publicitário registado em Maio de 2010, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 10 empresas da área do grande consumo, 3 das telecomunicações, 3 da distribuição, um banco e 3 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 89.6% dos seus budgets. Ao outdoor atribuíram 4.5%, para a imprensa dirigiram 4.2%, à rádio 1.4% e ao cinema 0.2%. De Janeiro a Maio de 2010, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 74.9%. A imprensa captou 15.0% dos montantes totais, cabendo 10.0% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.




Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Maio de 2010 (fonte: Marktest.com, Junho de 2010).

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