terça-feira, junho 29, 2010

Alberto João Jardim: "O sistema político-constitucional vigente, hoje desacreditado, não for substituído por um novo sistema democrático"

"Porquê a enorme abstenção que geralmente se verifica nas eleições em Portugal?
Por um lado, resulta do facto de, passados os primeiros tempos após a adesão à União Europeia, os Portugueses terem verificado que o País continuava a divergir dos resultados prometidos com certa demagogia, o que faz desacreditar crescentemente a actual “classe política”.
Por outro lado, o abstencionismo forte também resulta da falta de uma correcta formação da Opinião Pública. Vivemos numa apologia distorcida dos Valores nacionais e dos Valores democráticos, ainda por cima num clima de gritante falta de pluralismo e de recurso a sensacionalismos que ninguém e nada respeitam.
Nesta generalizada situação de desencanto e de preocupação com os caminhos por onde vai Portugal, é óbvio que tal provoque uma desmotivação em pessoas psicologicamente mais levadas a desistir. E que a comparência às urnas de voto, vá ficando para aqueles que têm a consciência de quão imperativo é fazê-lo sempre. Como também ficando para aqueles que se limitam a auto--conduzir apenas por padrões rígidos de obediência partidária.
Os actuais Partidos políticos falharam e a situação nacional é eloquente prova disso.
Por outro lado, ainda, os excelentes Quadros humanos de que Portugal dispõe e que integraram todos os Partidos após o 25 de Abril, foram-se afastando da vida partidária.
Ou por causa da sua substituição, no interior dos Partidos, por clientelas carreiristas e de menor qualidade.
Ou, também, por causa da exposição indefesa a que a legislação os coloca ante a Opinião Pública.
Ou, ainda, por razões que não são de sacrifício ante a causa pública, razões de melhor situação pessoal noutras carreiras profissionais.
Se o sistema político-constitucional vigente, hoje desacreditado, não for substituído por um novo sistema democrático que faça Portugal funcionar melhor, criando novas Causas à Nação portuguesa, novos elãs, o fenómeno abstencionista vai se acentuar cada vez mais.
E há quem esteja interessado nisso
" ("Palavras Assinadas", rubrica de Alberto João Jardim no TVI 24, ontem)

Sem comentários: