sábado, janeiro 17, 2009

PS mais longe da maioria absoluta

Sobre a sondagem já antes referida publicou a SIC um texto da jornalista Raquel Alexandra, segundo a qual " se as eleições legislativas fossem hoje, o PS ganharia mas sem maioria absoluta. A constatação é feita pelo mais recente estudo da Eurosondagem, feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.

O PS começa o ano um pouco mais longe da maioria absoluta. No último mês, caiu quase um e meio por cento nas intenções de voto dos portugueses. O PSD, por sua vez, continua quase como estava, uma vez que subiu uma décima. O Bloco de Esquerda está a afirmar-se claramente como terceiro partido. Chegou lá há uns meses e ali continua. Cresceu quase um por cento no último mês. Isto apesar de a CDU continuar quase como estava em Dezembro. Caiu uma décima. Exactamente o mesmo que o CDS-PP subiu no último mês.

Cavaco recupera; Ferreira Leite em queda
No primeiro barómetro do ano, o destaque vai sem dúvida para o Presidente da República. Cavaco Silva foi o político que mais cresceu no último mês em termos de popularidade: quase quatro por cento. Logo a seguir situou-se José Sócrates. O saldo do primeiro-ministro melhorou quase um por cento. Quem caiu brutalmente foi o Parlamento. Já a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, continua em terreno francamente negativo, tendo agravado a situação no último mês. O seu saldo piorou quase dois por cento. Logo a seguir foi o recém-eleito presidente do PP, Paulo Portas, o líder político que registou o pior desempenho no último mês. A popularidade do Governo caiu um por cento. Os saldos do líder bloquista, Francisco Louçã, e do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, foram os que menos caíram no último mês. Mas caíram".

Sem comentários: