segunda-feira, julho 28, 2008

Low cost e a Madeira: Estudo da ACIF (III)

O caso específico da a RAM


A actual capacidade dos aeroportos da RAM é de cerca de 5 milhões de passageiros/ano, prevendo-se a sua optimização até 2025, com o objectivo de conquistar ganhos de eficácia e eficiência. A entrada em operação das companhias aéreas low cost nos aeroportos da RAM teve início em meados de Outubro de 2007, registando, à data, uma penetração relevante em termos de passageiros desembarcados.

Tendências de desenvolvimento do turismo e do perfil do turista

O sector do turismo tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, resultado de um conjunto de eventos e externalidades que alteraram significativamente o rumo e tendências que se vinham verificando, cabendo às empresas e às instituições a definição de estratégias com graus de flexibilidade que lhes permitam melhor responder aos desafios e oportunidades que se colocam pela nova contextualização em constante mudança.

O perfil do turista tem-se sofisticado e diversificado

O perfil dos turistas tem vindo a alterar-se, em parte pelo aparecimento das companhias LCC e pelo desenvolvimento e democratização da utilização da Internet. Num estudo efectuado no Reino Unido pela PwC e pela Tripvision, em 2006, verificaram-se várias mudanças nos hábitos e comportamentos dos turistas Ingleses relativamente ao tipo de férias consumido, à antecedência com que são marcadas as férias, à duração das mesmas e ao meio de aquisição. Não obstante as tendências identificadas, importa referir que diferentes grupos de consumidores reagem e interagem de diferente forma perante o consumo turístico. A escolha dos turistas alvo é tão importante como a escolha dos turistas que não interessa atrair, daí a importância de ter em consideração os diferentes tipos de turistas existentes, bem como as suas características particulares, de modo a conseguir ir de encontro às suas necessidades.

Cenários prospectivos de desenvolvimento turístico da RAM

O quadro de desenvolvimento turístico da RAM dependerá de um conjunto de tendências globais, regionais e locais, bem como de uma série de outros factores de complexa predição, incertezas. Da análise das tendências internacionais e das diversas entrevistas que tivemos oportunidade de realizar com diferentes agentes envolvidos no sector do turismo, concluímos que os dois grandes eixos de incerteza relativamente ao futuro do turismo na RAM, à luz do impacte que a introdução das LCC poderá apresentar, são:
- O reconhecimento da Madeira como destino turístico;
- A sustentabilidade das operações LCC na RAM.

Tendo presente as tendências identificadas e cruzando os dois eixos incertezas, foram concebidos quatro potencias cenários de desenvolvimento turístico da RAM, denominados, respectivamente, “Madeira sénior”, “Madeira destino Europeu”, “Madeira Portuguesa” e “Madeira, um destino qualquer…”.


Impacte económico dos cenários prospectivos de desenvolvimento turístico da RAM

A TSA da RAM, elaborada pela DREM com referência ao ano 2001, resulta num contributo do Turismo para o PIB estimado em € 688 Milhões, ou seja, representando 21.3% do PIB regional e 10.5% do VAB regional. Em termos comparativos, a TSA da RAM apresenta um contributo médio relativo duas vezes superior ao registado a nível nacional.


No que respeita ao consumo turístico receptor, que constitui o principal elemento de impacte da entrada das LCC, este representava €524 mil milhões, resultado do consumo de 843 mil turistas que permaneceram, em média, 6.5 dias na RAM, contabilizando 5 516 mil dormidas e um gasto médio diário de €61.


Relativamente a cada um dos cenários, as implicações dos pressupostos adoptados reflectem-se, em primeiro lugar, no nº de turistas que se estima que a RAM receba, cujas diferenças se podem verificar no gráfico seguinte, onde são apresentadas as estimativas para 2015, para cada um dos cenários.

(fonte: ACIF) (continua)

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