quinta-feira, julho 31, 2008

É a economia, "meu...

A inflação na Zona Euro atingiu em Julho os 4,1 por cento
De acordo com o Eurostat, este é o valor mais alto dos últimos 11 anos. A inflação está a ser puxada em alta pelos preços do petróleo e dos produtos alimentares (veja aqui a notícia da RTP)

Empresas de seguros tiveram, no ano passado, um lucro de 700 milhões de euros
Ainda assim, é um valor ligeiramente inferior ao registado em 2006 e que reflecte a crise vivida no mercado financeiro. Seja como for, o valor dos prémios pagos pelas seguradoras subiu, atingindo os 12 mil milhões de euros, ou seja, mais 5 por cento do que em 2006 (veja aqui a notícia da RTP)

Desemprego vai agravar-se ainda mais com a crise no segundo semestre

Portugal fecha o primeiro semestre com uma taxa de desemprego de 7,4%, reflectindo uma estabilização. Desaceleração da economia ainda não teve impacto. A taxa de desemprego de Portugal terminou o primeiro semestre em 7,4% da população activa. O valor de Junho de 2008, ontem divulgado pelo Eurostat, é o sexto mais elevado da Europa (há um ano estava em 12º lugar), mas desceu 0,1 pontos percentuais face a Maio (7,5%). No entanto, os economistas salientam que a estabilização da taxa de desemprego nos primeiros seis meses deste ano ainda está a reflectir o andamento mais favorável da economia no ano passado. A taxa de desemprego da zona euro manteve-se em 7,3%. Espanha lidera com 10,7%.Segundo o Eurostat, o número de desempregados em Portugal reduziu-se em 1.000 indivíduos entre Maio e Junho, ficando 8% abaixo face a igual mês do ano passado (texto da jonalista Luís Reis Ribeiro do Diário Económico, aqui)

Confiança dos consumidores no valor mais baixo dos últimos 22 anos

A confiança dos consumidores portugueses caiu em Julho para o valor mais baixo dos últimos 22 anos. O INE revelou que as razões indicadas pelos portugueses para se mostrarem pessimistas foram a subida dos preços, a perda de poder de compra e a falta de expectativas para a evolução da economia (veja aqui a notícia da RTP)
Lucro dos quatro maiores bancos privados cai 43 por cento
O lucro dos quatro maiores bancos privados caiu 43 por cento no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2007. Entre Janeiro e Junho, BCP, BES, BPI e Santander registaram em conjunto quase 650 milhões de euros (veja aqui a notícia da RTP)
Casas valem menos

Sem comentários: