sábado, abril 26, 2008

Procter & Gamble sobe à liderança da tabela publicitária

Em Março de 2008, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,2 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor esteve 2.7% abaixo do mês precedente. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Março de 2008 não está ainda concluído para todos os meios.

A Procter & Gamble sobe uma posição e fica na liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, com um share of voice de 3.0% face ao total do mercado publicitário e de 7.7% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Optimus sobe ao segundo lugar, com um share of voice de 2.9% face ao total do mercado publicitário e de 7.6% face ao total dos 20 mais. A Vodafone também sobe para terceiro, com 2.8% do total e 7.3% dos 20 maiores anunciantes de Março.




No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 38.4% do valor publicitário registado em Março de 2008, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 8 empresas da área do grande consumo, 4 das telecomunicações, 4 do sector financeiro, 2 da distribuição e 2 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 88.6% dos seus budgets. Para a imprensa, dirigiram 5.9%, ao outdoor atribuíram 3.1%, à rádio, 2.2% e ao cinema 0.1%. De Janeiro a Março de 2008, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 73.6%. A imprensa captou 16.4% dos montantes totais, cabendo 10.0% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 a 31 de Março de 2008. (fonte: Marktest.com, Maio de 2008)

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