quarta-feira, janeiro 30, 2008

PS sem maioria absoluta e mais próximo do PSD

De acordo com os dados de Janeiro do Barómetro Político Marktest, o PS volta a registar uma quebra nas intenções de voto à semelhança do que tinha ocorrido em Outubro.07. O PS regista agora nas intenções de voto um valor de 38,1%, seguido do PSD com 33,5%. Com 9,9% de intenções de voto, o PCP/CDU mantem-se desde Setembro.07 como a terceira força partidária. BE e CDS/PP surgem em quarto e quinto lugar, respectivamente. A registar ainda a tendência de subida nas intenções de voto no CDS/PP, desde Out.07, alcançando em Jan.08 uma intenção de voto de 6.3%, ou seja mais 3.4p.p do valor de Out.07.
Avaliação de Imagem Presidente da República
Nos primeiros meses do seu mandato, a actuação de Cavaco Silva foi considerada positiva por 35 a 45% dos inquiridos em cada mês. Em Junho.06 esse valor sobe para 61,6% e desde então que não volta a descer abaixo dos 60%. Este mês, uma vez mais, mantem-se esta situação registando-se 64,2% de avaliações positivas - no entanto, menos 5.7 p.p. do que o registado em Novembro.07, altura em que Cavaco Silva registou o valor mais alto de avaliações positivas face à sua actuação.



Avaliação de Imagem 1º Ministro e lideres PSD
É este mês que se regista a menor percentagem de inquiridos que consideram a actuação do Primeiro Ministro e lider do PS - José Sócrates positiva - 31%. Após dois anos em que se registaram flutuações na sua imagem, José Sócrates regista agora uma perda 15,5 p.p face a Fevereiro.06. Quando Luis Marques Mendes deixa a liderança do PSD, em Setembro.07, apenas 18,1% dos inquiridos avaliaram a sua actuação de positiva. No primeiro mês em que a actuação de Luis Filipe Meneses é avaliada como lider do PSD, Outubro.07, 25% dos inquiridos considera a sua actuação positiva.




Índice de Expectativa
Nos últimos dois anos o indice de expectativa económica, tem apresentando flutuações entre um pessimismo quase acentuado e o pessimismo moderado. Foi em Setembro.06 que se registou o valor mais próximo do optimismo (43.47). No mês de Janeiro.08 o Indice é de 31,47, mantendo-se a tendência de acentuamento do pessimismo registada desde Outubro.07. De facto desde Abril.06 que não se registava um valor tão baixo deste indice, altura em que atingiu 30.56.

O Indice de Expectativa é um indicador recolhido regularmente pela Marktest desde Março de 1990, junto de indivíduos com 18 e mais anos, residentes em Portugal Continental. Para a aferição do índice utilizamos uma base de 800 entrevistas. Aos inquiridos são colocadas 2 questões:
- Pensa que daqui a um ano a sua situação económica e pessoal e a do seu agregado familiar será Melhor, Igual ou Pior ?
- E em relação à situação económica do país, pensa que adqui a um ano ela será Melhor, Igual ou Pior ?
O Indice de Expectativa face à situação económica resulta da conjugação das respostas obtidas a estas duas questões. Para a construção do índice é atribuído um valor de 100 às respostas "MELHOR", 50 às respostas "IGUAL" e 0 às respostas "PIOR", não entrando na análise os indivíduos que não responderam às questões. O índice geral resulta de uma média dos índices parciais. Valores acima dos 50 pontos traduzem expectativas positivas e valores abaixo dos 50 pontos traduzem expectativas negativas, aconselhando-se para a interpretação dos resultados a seguinte grelha de análise:
Valor do Indice Expectativa
0-25 Pessimismo acentuado
25-50 Pessimismo moderdo
50-75 Optimismo moderado
75-100 Optimismo acentuado
Os resultados deste Barómetro estão disponíveis
aqui. (fonte: Marktest, Janeiro de 2008)

Sem comentários: