Segundo o Económico, num texto do jornalista Nuno Miguel Silva, “no total já 12 empresas e fundos mostraram o interesse na privatização da ANA, coordenada por António Borges. O Abu Dhabi Investment Authority (Adia), o maior fundo soberano do mundo, com 430 mil milhões de euros de activos sob gestão, está a desenvolver contactos para concorrer à privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes ligadas ao processo. A venda da empresa está ainda a ser disputada por grupos espanhóis, franceses, alemães, italianos, norte-americanos, australianos, entre outros, além do consórcio da Brisa com a CRR anunciado segunda-feira. Criado em 1976, o fundo de Abu Dhabi tem força financeira mais que suficiente para liderar um consórcio à privatização da ANA mas está a desenvolver contactos no sentido de integrar um agrupamento que inclua parceiros nacionais. Além do Adia, a corrida à privatização da ANA está a despertar interesse de grandes fundos globais de investimento em infraestruturas, assim como de fundos de pensões de grande escala com sede na Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. O Diário Económico sabe que entre os diversos fundos que já manifestaram interesse na gestora aeroportuária nacional encontram-se os fundos de investimento em infraestruturas do J. P. Morgan, a Brookfield, o Canada Pensions Plan (CPP) - o maior fundo de pensões do Canadá - o Global Infrastructure Partners (controlado pelo Crédit Suisse e pela General Electric), o Alinda Capital Partners e o Industry Funds Management (IFM). O interesse pela privatização da ANA também está a sentir-se entre as maiores gestoras aeroportuárias da Europa. O Diário Económico apurou que foi recentemente comunicado ao Governo português por responsáveis do Executivo espanhol o interesse da Aena, empresa equivalente à ANA em Espanha e que é o maior operador aeroportuário mundial, em concorrer ao processo de privatização da ANA. O Diário Económico sabe que também já houve manifestação de interesse na empresa nacional por parte das gestoras aeroportuárias de Frankfurt (Fraport) e de Paris (ADP). Outros interessados na gestora aeroportuária nacional são os franceses da Vinci, uma das maiores accionistas da Lusoponte, e os italianos da Sintonia, detida pela família Benetton, associada à Goldman Sachs Infrastructure Partner, à Mediobanca e ao Government of Singapore Investment Corporation (GIC). Este último é o oitavo maior fundo soberano do mundo em volume de activos sob gestão. Também de Singapura deve permanecer na corrida à privatização da ANA a Changi Airport, que já tinha estabelecido um acordo para prestação de consultoria técnica ao extinto consórcio Astérion, que era liderado pela Brisa e pela Mota-Engil. O anúncio, formalizado na passada segunda-feira, da constituição de um consórcio entre a Brisa e os brasileiros da CCR - que tem como accionistas de referência a Camargo Corrêa, Andrade Gutiérrez e Soares Penido Concessões - poderá ter dificultado os planos da Changi Airport, mas o rearranjo de alianças entre a grande variedade de candidatos à ANA está agora a começar. Em 2008, a espanhola Ferrovial - detentora da BAA, que gere os maiores aeroportos londrinos - fez um acordo com a Teixeira Duarte para concorrer à privatização da ANA, uma aliança que ainda não foi dissolvida apesar de o modelo de negócio ter-se alterado. Apesar do interesse demonstrado por mais de uma dezena de grupos internacionais pela ANA, o Governo tarda em explicar qual a percentagem de capital a privatizar e qual o perímetro de activos a incluir no processo. Falta ainda saber qual o modelo regulatório e a forma como este negócio será articulado com a privatização da TAP, que também está em curso. O Executivo comprometeu-se perante a ‘troika' a concluir a privatização da ANA até ao final de 2012”.
sexta-feira, abril 27, 2012
Espanha: Cada autonomía someterá sus cuentas al voto del resto de regiones
Escreve a Cinco Dias que "las comunidades tendrán que someter en el Consejo de Política Fiscal y Financiera de mayo sus cuentas al voto del resto de autonomías, que valorarán si las previsiones de ingresos y gastos son adecuadas para cumplir con el 1,5% de déficit. La medida responde al principio de transparencia absoluta que quiere introducir el Ministerio de Hacienda en las cuentas públicas. Las comunidades tendrán que someter sus cuentas y planes de ajuste para 2012 al escrutinio del resto de Gobiernos autonómicos en el próximo Consejo de Política Fiscal y Financiera, que se celebrará en la primera quincena de mayo. Aunque el Ministerio de Hacienda se reserva el 51% de los sufragios en dicho foro, los consejeros tendrán voto sobre cada uno de los programas regionales de equilibrio para valorar si son idóneos para reducir el déficit público al 1,5% este año. En el caso de las 14 comunidades que se han adherido el plan de pago a proveedores -todas excepto Galicia, País Vasco y Navarra-, se valorará también que se incluyan medidas para evitar que la amortización de este préstamo les impida hacer frente a sus gastos corrientes. El ministro de Hacienda y Administraciones Públicas, Cristóbal Montoro, ya dejó entrever el martes en el debate de totalidad de los Presupuestos de 2012 que los planes de ajuste autonómicos deberán pasar el escrutinio de las instancias comunitarias, del resto de autonomías y de los acreedores. Fuentes de Hacienda han confirmado que en caso de que la mayoría del Consejo de Política Fiscal y Financiera rechace un plan de ajuste, este foro volverá a convocarse unos días después para evaluarlo en segunda instancia. El Gobierno tiene previsto aplicar este mismo sistema a los ayuntamientos en el Comisión Nacional de Administración Local. Montoro reiteró ayer en el debate de totalidad de los Presupuestos que será "muy exigente e inflexible" con comunidades y ayuntamientos para que cumplan con los topes del 1,5% y el 0,3% de déficit público que tienen fijados para 2012. Tanto los entes autonómicos como los locales tendrán que poner dichos planes a disposición de la opinión pública y de las autoridades europeas. La herramienta fundamental para conseguir los objetivos de déficit es la Ley de Estabilidad Presupuestaria, que ayer se aprobó finalmente en el Senado. La sombra de la intervención, un mecanismo contemplado en dicha norma, planea sobre Cataluña, Andalucía, Comunidad Valenciana y Castilla-La Mancha, que tienen que afrontar ajustes que oscilan entre los 4.451 y los 2.219 millones. El presidente de la Generalitat, Artur Mas, ha amagado con convocar elecciones anticipadas si Hacienda decidía intervenir las cuentas catalanas. "Si hay que intervenir una comunidad autónoma, se hará", zanjó ayer Montoro en el Congreso.
Enmiendas
Los Presupuestos Generales del Estado de 2012 superaron ayer el debate de enmiendas a la totalidad. Se votaron las 10 enmiendas de forma conjunta y el resultado fue de 156 votos a favor, por 182 en contra y una abstención. El PP solo consiguió atraer el apoyo de UPN y Foro Asturias. El debate de totalidad se ha polarizado entre la posición del Gobierno, que considera que la situación de la economía es excepcional y solo con la disciplina presupuestaria se recuperará la actividad y el empleo, y la de casi todos los demás grupos, que echan en falta en las cuentas medidas de estímulo. Montoro aprovechó ayer su intervención para lanzar una andanada a los grupos nacionalistas, a los que afeó que en sus sucesivas intervenciones preguntaran por partidas de inversión concretas en sus territorios. "Es hora de las luces largas y de dejar de mirarse al ombligo", sentenció Montoro. En cualquier caso, el Gobierno tiene totalmente cerrada la puerta a enmiendas parciales a los Presupuestos que supongan "un euro más de gasto". Todas las propuestas destinadas a reducir el gasto son bienvenidas, añadió el ministro. CiU quería que al menos se hiciera un reconocimiento en los Presupuestos como deuda a las inversiones de 759 y 219 millones de euros comprometidas en el Estatuto catalán para los años 2008 y 2009, pero el Gobierno no accedió ni siquiera a eso. El Consejo de Ministros examinará este viernes el Plan Nacional de Reformas y el Programa de Estabilidad, que se remitirá a Bruselas. En el documento con el paquete de reformas que se enviará a Bruselas se incluirá la del sector público para "la eliminación de competencias superpuestas" entre distintas Administraciones.
El Senado aprueba la Ley de Estabilidad
Cristóbal Montoro aseguró en el Senado que la Ley de Estabilidad es una especie de "llave de acceso" a los mercados y, por tanto, a la confianza en el país, una tarea "fundamental" que, sin embargo, "no será fácil", por lo que "se ve y se siente estas semanas y estos meses" en los mercados. El pleno de la Cámara Alta debatió y votó ayer dicha norma. El ministro defendió que el Gobierno trata de generar confianza con reformas estructurales como esta ley, una norma "exigente" que, sin embargo, es "compatible" con la reforma constitucional que pactaron el PP y el PSOE el pasado verano. Además, se trata, según Montoro, de una ley "pionera", puesto que España será el primer país europeo en desarrollarla. Por este motivo, el ministro pidió a las fuerzas políticas que se sumen al objetivo de asentar el precepto de gestionar las finanzas públicas desde el equilibrio presupuestario y la "transparencia máxima". "No cabe el desorden en cuentas públicas", advirtió Montoro, quien resaltó la importancia de dejar atrás "otros planteamientos" y recuperar el "espíritu de colaboración" para volver a trazar un lugar de encuentro y mandar así un mensaje al resto del mundo de que en España hay voluntad política "suficiente" para sacar adelante leyes "estrictas" para superar la crisis. En este sentido, aseguró que tanto el Estado como las comunidades autónomas tienen que aplicar la "misma medicina", aunque el Gobierno sancionará a las comunidades que no cumplan los objetivos. El PSOE esperaba hasta última hora una llamada del PP para negociar, pero finalmente no hubo acuerdo. El pleno rechazó ayer todas las enmiendas y la ley entra automáticamente en vigor”.
Enmiendas
Los Presupuestos Generales del Estado de 2012 superaron ayer el debate de enmiendas a la totalidad. Se votaron las 10 enmiendas de forma conjunta y el resultado fue de 156 votos a favor, por 182 en contra y una abstención. El PP solo consiguió atraer el apoyo de UPN y Foro Asturias. El debate de totalidad se ha polarizado entre la posición del Gobierno, que considera que la situación de la economía es excepcional y solo con la disciplina presupuestaria se recuperará la actividad y el empleo, y la de casi todos los demás grupos, que echan en falta en las cuentas medidas de estímulo. Montoro aprovechó ayer su intervención para lanzar una andanada a los grupos nacionalistas, a los que afeó que en sus sucesivas intervenciones preguntaran por partidas de inversión concretas en sus territorios. "Es hora de las luces largas y de dejar de mirarse al ombligo", sentenció Montoro. En cualquier caso, el Gobierno tiene totalmente cerrada la puerta a enmiendas parciales a los Presupuestos que supongan "un euro más de gasto". Todas las propuestas destinadas a reducir el gasto son bienvenidas, añadió el ministro. CiU quería que al menos se hiciera un reconocimiento en los Presupuestos como deuda a las inversiones de 759 y 219 millones de euros comprometidas en el Estatuto catalán para los años 2008 y 2009, pero el Gobierno no accedió ni siquiera a eso. El Consejo de Ministros examinará este viernes el Plan Nacional de Reformas y el Programa de Estabilidad, que se remitirá a Bruselas. En el documento con el paquete de reformas que se enviará a Bruselas se incluirá la del sector público para "la eliminación de competencias superpuestas" entre distintas Administraciones.
El Senado aprueba la Ley de Estabilidad
Cristóbal Montoro aseguró en el Senado que la Ley de Estabilidad es una especie de "llave de acceso" a los mercados y, por tanto, a la confianza en el país, una tarea "fundamental" que, sin embargo, "no será fácil", por lo que "se ve y se siente estas semanas y estos meses" en los mercados. El pleno de la Cámara Alta debatió y votó ayer dicha norma. El ministro defendió que el Gobierno trata de generar confianza con reformas estructurales como esta ley, una norma "exigente" que, sin embargo, es "compatible" con la reforma constitucional que pactaron el PP y el PSOE el pasado verano. Además, se trata, según Montoro, de una ley "pionera", puesto que España será el primer país europeo en desarrollarla. Por este motivo, el ministro pidió a las fuerzas políticas que se sumen al objetivo de asentar el precepto de gestionar las finanzas públicas desde el equilibrio presupuestario y la "transparencia máxima". "No cabe el desorden en cuentas públicas", advirtió Montoro, quien resaltó la importancia de dejar atrás "otros planteamientos" y recuperar el "espíritu de colaboración" para volver a trazar un lugar de encuentro y mandar así un mensaje al resto del mundo de que en España hay voluntad política "suficiente" para sacar adelante leyes "estrictas" para superar la crisis. En este sentido, aseguró que tanto el Estado como las comunidades autónomas tienen que aplicar la "misma medicina", aunque el Gobierno sancionará a las comunidades que no cumplan los objetivos. El PSOE esperaba hasta última hora una llamada del PP para negociar, pero finalmente no hubo acuerdo. El pleno rechazó ayer todas las enmiendas y la ley entra automáticamente en vigor”.
Espanha: Cataluña anuncia otro ajuste de 1.500 millones y Extremadura sube impuestos
Escreve o Cinco Dias que "el portavoz del Gobierno catalán, Francesc Homs, avanzó ayer que la Generalitat tendrá que abordar otro ajuste de "más de 1.500 millones de euros", que se traducirá en más impuestos y menos gasto. Por su parte, Extremadura anunció nuevos tributos y la venta de patrimonio para reducir su déficit. Se acerca la celebración del próximo Consejo de Política Fiscal y Financiera y los gobiernos autonómicos apuran el margen de maniobra de que disponen para lograr la senda de consolidación fiscal. El portavoz del Gobierno catalán, Francesc Homs, anunció ayer en declaraciones a RAC 1 que tendrán que aplicar un nuevo recorte de "más de 1.500 millones" con el objetivo de reducir el déficit del 3,72% del PIB de 2011 hasta el 1,5% este año. Homs reprochó al Ejecutivo central que este nuevo ajuste tenga que acometerse con una reducción de los ingresos procedentes de los presupuestos estatales de al menos 1.800 millones. Así, el Gobierno de Artur Mas continúa calculando cuánto dejará de percibir del Estado, con el fin de ajustar a la realidad los presupuestos catalanes para 2012, que contendrán esta tercera ronda de ajustes. Aunque evitó concretar en qué consistirán las medidas que se apliquen ahora, aseguró que es "muy probable" que consistan en recortes del gasto y aumento de impuestos. Por su parte, el presidente de la Generalitat, Artur Mas, echó ayer en cara al PP que en los presupuestos estatales "haya dinero" para construir el AVE a Galicia y se incremente la partida para el Museo del Prado pero, en cambio, se diga que no pueden pagarse las deudas del Estado con Cataluña. Otra de las autonomías que ayer anunció nuevas medidas para capear la crisis fue Extremadura. El consejero de Economía y Hacienda extremeño, Antonio Fernández, desgranó ante el Parlamento regional las principales medidas del Plan de Optimización de Recursos con los que el Gobierno de José Antonio Monago pretende ingresar este año 22 millones más y gastar 138 millones menos. Al final de la legislatura prevé haber logrado una recaudación extra de 208 millones y ahorros valorados en 846 millones. Entre las iniciativas destaca la creación de nuevos impuestos, la revisión al alza de todas las tasas, el control del absentismo de los empleados públicos y la venta de patrimonio, como el edificio III Milenio de Mérida. En materia fiscal, la actualización de tasas y precios públicos, así como el canon del agua no se aplicarán a parados y hogares con menos renta. El canon del agua gravará la disponibilidad de uso de las redes de abastecimiento y tiene una expectativa de recaudación de 30 millones. Los otros impuestos nuevos se aplicarán sobre la eliminación de residuos sólidos en vertederos y las bolsas de plástico de un solo uso, con cinco céntimos por unidad. También suben los tipos impositivos en transacciones, escrituras públicas y constitución de hipotecas. Por último, Canarias acaba de aprobar un paquete de medidas para afrontar los recortes impuestos por el Estado, entre las que destaca el incremento del tipo general del IGIC (equivalente al IVA en la Península) al 7%.
Galicia rechaza el recorte educativo
El presidente de la Xunta de Galicia, Alberto Núñez Feijóo, anunció ayer que Galicia no aplicará el incremento de alumnos por aula aprobado por el Gobierno y se ha comprometido a que las tasas universitarias en esta comunidad estén entre las más bajas del país. Núñez Feijóo hizo este anuncio durante la sesión de control en el Parlamento para responder por el impacto en Galicia de los ajustes aprobados por el Gobierno en educación y sanidad. Además, el presidente explicó que en Galicia no se ha adoptado "ninguna medida y no se hará" para cobrar nada a los gallegos por la sanidad y la educación pública, aunque explicó que la Xunta aplicará las medidas de legislación básica adoptadas en estos ámbitos. Tanto el líder del PSdeG, Pachi Vázquez, como la portavoz en el Parlamento del BNG, Ana Pontón, coincidieron en reclamar a Núñez Feijóo que no aplique los recortes aprobados por el Gobierno, porque, según denunciaron ambos, están destinados a desmantelar el sistema de bienestar y a atacar a las autonomias”.
Galicia rechaza el recorte educativo
El presidente de la Xunta de Galicia, Alberto Núñez Feijóo, anunció ayer que Galicia no aplicará el incremento de alumnos por aula aprobado por el Gobierno y se ha comprometido a que las tasas universitarias en esta comunidad estén entre las más bajas del país. Núñez Feijóo hizo este anuncio durante la sesión de control en el Parlamento para responder por el impacto en Galicia de los ajustes aprobados por el Gobierno en educación y sanidad. Además, el presidente explicó que en Galicia no se ha adoptado "ninguna medida y no se hará" para cobrar nada a los gallegos por la sanidad y la educación pública, aunque explicó que la Xunta aplicará las medidas de legislación básica adoptadas en estos ámbitos. Tanto el líder del PSdeG, Pachi Vázquez, como la portavoz en el Parlamento del BNG, Ana Pontón, coincidieron en reclamar a Núñez Feijóo que no aplique los recortes aprobados por el Gobierno, porque, según denunciaron ambos, están destinados a desmantelar el sistema de bienestar y a atacar a las autonomias”.
Varias autonomías se rebelan contra los recortes en sanidad y educación
Li no El Pais que "la aplicación de los decretos del Gobierno para facilitar el recorte de 10.000 millones de euros en el gasto sanitario y educativo de las comunidades abrirá grandes diferencias entre autonomías en la prestación de estos servicios públicos esenciales. Los Ejecutivos socialistas del País Vasco y Andalucía ya han anunciado que no aumentarán el número de alumnos por aula (como defiende el Ejecutivo central para ahorrar en profesores) ni subirán las tasas universitarias un 50%. Tanto País Vasco como Andalucía prevén recurrir los decretos del Gobierno. En Galicia, el presidente Alberto Núñez Feijóo (PP) anunció ayer que no aplicará el tope máximo de los recortes educativos porque la situación financiera de su comunidad se lo permite. “Vamos a preguntar a los rectores para ver en qué grado quieren aprovechar para ir equiparando las tasas al coste real de las matrículas”, afirmó tras comprometerse a mantener las tasas como las más baratas de España. Feijóo aseguró que no aplicará el decreto de recortes en el apartado del ratio de alumnos por aula. Otras autonomías que padecen graves dificultades financieras, como Valencia y Cataluña, aplicarán las restricciones educativas y sanitarias con el margen máximo que les permite el decreto aprobado por el Gobierno.
Cataluña
La consejera Irene Rigau ya se ha mostrado partidaria de aumentar el número de alumnos por aula, como defiende el Gobierno central, y apoya también incrementar las horas lectivas de los profesores —Cataluña ya aplicó el año pasado un aumento de una hora—. En materia universitaria, la Generalitat presume de que ya lleva dos años aplicando ajustes similares y se define como “alumno aventajado”. En Sanidad, el Gobierno catalán se alinea con los nuevos recortes, que incluso califica de “insuficientes”. Pese a este apoyo, el Ejecutivo catalán considera que el decreto vulnera sus competencias, por lo que ha pedido un informe al Consell de Garanties Estatutàries (CGE), como paso previo al recurso ante el Tribunal Constitucional.
Comunidad Valenciana
El Gobierno valenciano de Alberto Fabra tiene muy poco margen para rebelarse contra las directrices del Gobierno, ya que depende de las líneas de crédito abiertas por el Ministerio de Hacienda y corre el riesgo de ser intervenido si no reconduce su situación financiera. En Educación, la Generalitat estudia aplicar la parte alta de la horquilla de la subida propuesta para las tasas universitarias, aunque la Consejería de Educación presiona para que el aumento solo se aplique a los jóvenes que inicien sus estudios el curso que viene, pero no al resto.
Andalucía
El Gobierno de coalición entre PSOE e IU que se constituirá en las próximas semanas ya se ha comprometido a no incrementar el número de alumnos por aula. En relación con las tasas universitarias, ambos partidos se han comprometido a garantizar “tasas universitarias acordes con la capacidad adquisitiva de las familias andaluzas”. La Consejería andaluza de Salud ha encargado a los servicios jurídicos que estudien la posible inconstitucionalidad del decreto. Considera que el incremento del copago farmacéutico es de obligado cumplimiento, pero que podrá sortear las demás medidas. Es lo que se plantea, por ejemplo, en el caso de que el Gobierno reduzca la cartera básica de servicios y elimine algunas prestaciones. La consejera en funciones, María Jesús Montero, considera el decreto una auténtica “contrarreforma del modelo del Sistema Nacional de Salud, que pone en jaque una de sus características básicas: el acceso universal de todos los ciudadanos a la atención sanitaria pública”.
País Vasco
El Gobierno vasco ha encargado a sus servicios jurídicos que estudien el recurso legal que lo libere de aplicar los recortes en educación y sanidad. De momento, el departamento de Educación ha rechazado la subida de tasas universitarias y reduce el posible incremento al IPC. A su vez, considera una “invasión de competencias” las propuestas que afectan al aumento de horas lectivas del profesorado, a las sustituciones y a los complementos salariales. En Sanidad, Euskadi, que dispone de un estudio de futuro sobre los enfermos crónicos, se opone a los recortes planteados y mantendrá su actual política de ahorro en la compra de medicamentos con una potenciación de los genéricos, e impulsará la teleassistência”.
Cataluña
La consejera Irene Rigau ya se ha mostrado partidaria de aumentar el número de alumnos por aula, como defiende el Gobierno central, y apoya también incrementar las horas lectivas de los profesores —Cataluña ya aplicó el año pasado un aumento de una hora—. En materia universitaria, la Generalitat presume de que ya lleva dos años aplicando ajustes similares y se define como “alumno aventajado”. En Sanidad, el Gobierno catalán se alinea con los nuevos recortes, que incluso califica de “insuficientes”. Pese a este apoyo, el Ejecutivo catalán considera que el decreto vulnera sus competencias, por lo que ha pedido un informe al Consell de Garanties Estatutàries (CGE), como paso previo al recurso ante el Tribunal Constitucional.
Comunidad Valenciana
El Gobierno valenciano de Alberto Fabra tiene muy poco margen para rebelarse contra las directrices del Gobierno, ya que depende de las líneas de crédito abiertas por el Ministerio de Hacienda y corre el riesgo de ser intervenido si no reconduce su situación financiera. En Educación, la Generalitat estudia aplicar la parte alta de la horquilla de la subida propuesta para las tasas universitarias, aunque la Consejería de Educación presiona para que el aumento solo se aplique a los jóvenes que inicien sus estudios el curso que viene, pero no al resto.
Andalucía
El Gobierno de coalición entre PSOE e IU que se constituirá en las próximas semanas ya se ha comprometido a no incrementar el número de alumnos por aula. En relación con las tasas universitarias, ambos partidos se han comprometido a garantizar “tasas universitarias acordes con la capacidad adquisitiva de las familias andaluzas”. La Consejería andaluza de Salud ha encargado a los servicios jurídicos que estudien la posible inconstitucionalidad del decreto. Considera que el incremento del copago farmacéutico es de obligado cumplimiento, pero que podrá sortear las demás medidas. Es lo que se plantea, por ejemplo, en el caso de que el Gobierno reduzca la cartera básica de servicios y elimine algunas prestaciones. La consejera en funciones, María Jesús Montero, considera el decreto una auténtica “contrarreforma del modelo del Sistema Nacional de Salud, que pone en jaque una de sus características básicas: el acceso universal de todos los ciudadanos a la atención sanitaria pública”.
País Vasco
El Gobierno vasco ha encargado a sus servicios jurídicos que estudien el recurso legal que lo libere de aplicar los recortes en educación y sanidad. De momento, el departamento de Educación ha rechazado la subida de tasas universitarias y reduce el posible incremento al IPC. A su vez, considera una “invasión de competencias” las propuestas que afectan al aumento de horas lectivas del profesorado, a las sustituciones y a los complementos salariales. En Sanidad, Euskadi, que dispone de un estudio de futuro sobre los enfermos crónicos, se opone a los recortes planteados y mantendrá su actual política de ahorro en la compra de medicamentos con una potenciación de los genéricos, e impulsará la teleassistência”.
Depois da RTP/Madeira: RTP/Açores passa a "janela" a 14 de Maio
Escreve o Correio dos Açores que "a RTP/Açores vai passar a ‘janela’ de quatro horas a partir do dia 14 de Maio, por decisão do conselho de administração da RTP. O jornalista Pedro Moura já terá sido informado de que o programa ‘Bom Dia’ desaparece dos ecrãns a partir do dia 11 de Maio. Entretanto, o PPM já anunciou que vai promover uma iniciativa parlamentar no próximo plenário da Assembleia Legislativa dos Açores para procurar “consensos políticos” que evitem a redução da emissão diária da RTP/Açores a uma ‘janela’ de seis horas. Esta iniciativa, que será apresentada a 8 de Maio, com carácter de urgência, surge depois de o partido ter recebido “informações absolutamente fidedignas”, segundo as quais a administração da RTP estaria a preparar a implementação desta medida para “meados de maio”. Para o PPM, a redução da emissão diária da RTP/Açores a um período de apenas seis horas é “um ataque à autonomia e à unidade do povo açoriano”.
Dívidas das empresas públicas a fornecedores cresceram 15,3%
Segundo a jornalista do Público, Raquel Almeida Correia, “apesar de estarem obrigadas a divulgar os pagamentos em atraso, um terço das empresas não respeitou a lei orçamental. Construção é o sector mais afectado. As dívidas das empresas do Estado a fornecedores aumentaram 15,3% em Dezembro, para 103,7 milhões de euros, face a Junho de 2011, afectando sobretudo o sector da construção. O ano fechou com uma derrapagem significativa nos pagamentos em atraso há mais de 360 dias, que subiram 193%, para 23,7 milhões. Estes dados eram de publicação obrigatória até ao final de Março, ao abrigo de uma imposição inscrita no Orçamento do Estado, mas mais de um terço das empresas públicas analisadas não cumpriu a lei. De acordo com os dados recolhidos pelo PÚBLICO nos sites de 88 entidades do Sector Empresarial do Estado (SEE), excluindo os hospitais públicos, as obrigações por cumprir há mais de 90 dias alcançaram 103,7 milhões de euros no final de 2011. A lista de empresas com dívidas mais elevadas a fornecedores é encabeçada pela Metro do Porto, com 26,4 milhões de euros. Este valor inclui uma factura relativa a 15 milhões de euros devidos ao consórcio Nórmetro, que ainda aguarda por autorização do Ministério das Finanças, apesar de ter sido acordada entre as partes já em 2010, na sequência de uma divergência relativa aos custos com a construção e exploração da rede da transportadora. Seguem-se no ranking dos maiores devedores a CP Carga, com pagamentos em atraso de 16,6 milhões, e a CP (perto de 14 milhões). No entanto, as maiores subidas foram protagonizadas por outras empresas, nomeadamente a Parque Escolar, que assistiu a um aumento superior a 15.000%, ao passar de uma dívida de sete mil para 1,1 milhões de euros. Também a Simarsul (concessionária da recolha e tratamento de águas residuais na Península de Setúbal) e a Valnor (que faz a triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos em 25 municípios) se destacaram, com acréscimos muito elevados em termos percentuais. O total das dívidas subiu 15,3% face a Junho de 2011, a última vez em que estes dados foram publicados. Mas a subida foi muito mais expressiva quando analisadas as dívidas com antiguidade superior a 360 dias. Neste caso, o aumento foi de praticamente 193%, passando de 8,1 para 23,7 milhões de euros. Os pagamentos em atraso há mais de um ano representam agora, por isso, quase 23% do valor global dos créditos por saldar junto de fornecedores. À semelhança de todas as entidades públicas, as empresas do Estado estão obrigadas a publicar esta informação nos seus sites desde 2011, por imposição do Orçamento do Estado, no âmbito do plano de regularização financeira. A lei estabelece que o façam semestralmente; no caso das dívidas relativas a Dezembro, os dados têm de ser disponibilizados até ao final do mês de Março (ver caixa). No entanto, apesar desta obrigação, da análise feita pelo PÚBLICO, concluiu-se que, até ao dia 13 de Abril, um terço estava ainda em incumprimento. Das 88 empresas analisadas, apenas 57 respeitaram a regra e apresentaram os dados exigidos. No grupo dos incumpridores, que abrange as restantes 31 entidades, encontram-se empresas como a TAP, a Parque Expo e o Metro de Lisboa. Já em Junho se tinha verificado a mesma situação, de acordo com a recolha feita, nessa altura, pela Inspecção-Geral de Finanças - o organismo que recebe e publica a informação relativa a dívidas a fornecedores.
Construção "debilitada"
Tal como tem acontecido até aqui, entre os fornecedores com verbas a receber de empresas públicas, a construção surge como o sector mais penalizado pelos atrasos nos pagamentos, pesando 32,9% do total de contas por acertar até Dezembro (ou seja, 34,2 milhões de euros). O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário afirmou que o acumular destas dívidas "é um dos grandes problemas que o sector atravessa, num momento de grande debilidade de tesouraria e dificuldades de financiamento". Para Manuel Reis Campos, o Estado "não é pessoa de bem", porque "exige o regular pagamento das obrigações às empresas, mas depois não paga o que deve". De acordo com contas da confederação, as dívidas do Estado às construtoras rondam actualmente 1,3 mil milhões de euros, sendo grande parte da responsabilidade das autarquias. Um inquérito realizado recentemente pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CPCI), a que Reis Campos também presidente, conclui que os municípios estarão em falta com cerca de 930 milhões de euros e que as demoras nos pagamentos chegam a praticamente oito meses. Já a administração central e as empresas públicas devem, em conjunto, perto de 440 milhões. "No ano passado, fecharam cerca de dez empresas por dia no sector da construção. Este ano, face ao agravar da situação do país e à ausência de medidas de estímulo, continuamos a prever que encerrem mais de 12 mil empresas no país e que desapareceram 140 mil postos de trabalho, o que fará com que a taxa de desemprego nacional se aproxime rapidamente dos 20%", referiu o presidente da CPCI. De entre as medidas que a construção exigiu ao Governo, estava a regularização das dívidas, mas Reis Campos sublinha que "não tem havido esforços para resolver este problema". Para o responsável, "a economia portuguesa não vai começar a crescer, se este sector não fizer parte disso". Além da construção, há outras actividades afectadas pelo aumento das dívidas das empresas do Estado. Em segundo lugar, surge a área da conservação e reparação, ligada à manutenção de edifícios ou de equipamentos, representando 19,6% dos pagamentos em falta, num total de 20,4 milhões de euros. A terceira e a quarta posições são ocupadas pelas empresas ligadas aos serviços postais (com um peso de 2,4%) e pelas gestoras de frotas (1,3%)”.
Construção "debilitada"
Tal como tem acontecido até aqui, entre os fornecedores com verbas a receber de empresas públicas, a construção surge como o sector mais penalizado pelos atrasos nos pagamentos, pesando 32,9% do total de contas por acertar até Dezembro (ou seja, 34,2 milhões de euros). O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário afirmou que o acumular destas dívidas "é um dos grandes problemas que o sector atravessa, num momento de grande debilidade de tesouraria e dificuldades de financiamento". Para Manuel Reis Campos, o Estado "não é pessoa de bem", porque "exige o regular pagamento das obrigações às empresas, mas depois não paga o que deve". De acordo com contas da confederação, as dívidas do Estado às construtoras rondam actualmente 1,3 mil milhões de euros, sendo grande parte da responsabilidade das autarquias. Um inquérito realizado recentemente pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CPCI), a que Reis Campos também presidente, conclui que os municípios estarão em falta com cerca de 930 milhões de euros e que as demoras nos pagamentos chegam a praticamente oito meses. Já a administração central e as empresas públicas devem, em conjunto, perto de 440 milhões. "No ano passado, fecharam cerca de dez empresas por dia no sector da construção. Este ano, face ao agravar da situação do país e à ausência de medidas de estímulo, continuamos a prever que encerrem mais de 12 mil empresas no país e que desapareceram 140 mil postos de trabalho, o que fará com que a taxa de desemprego nacional se aproxime rapidamente dos 20%", referiu o presidente da CPCI. De entre as medidas que a construção exigiu ao Governo, estava a regularização das dívidas, mas Reis Campos sublinha que "não tem havido esforços para resolver este problema". Para o responsável, "a economia portuguesa não vai começar a crescer, se este sector não fizer parte disso". Além da construção, há outras actividades afectadas pelo aumento das dívidas das empresas do Estado. Em segundo lugar, surge a área da conservação e reparação, ligada à manutenção de edifícios ou de equipamentos, representando 19,6% dos pagamentos em falta, num total de 20,4 milhões de euros. A terceira e a quarta posições são ocupadas pelas empresas ligadas aos serviços postais (com um peso de 2,4%) e pelas gestoras de frotas (1,3%)”.
Governador do Banco da Islândia diz que austeridade não é suficiente para Portugal
A austeridade não vai ser suficiente para tirar Portugal da crise apesar de ser uma parte importante da recuperação. A afirmação é do governador do Banco da Islândia que esteve em Lisboa a explicar a crise que o país atravessou em 2008 e como é que, 4 anos depois, a Islândia voltou ao crescimento económico.
Revolução acabou com série de proibições a que os portugueses estavam sujeitos
Trinta e oito anos depois da Revolução, recordamos o país antes de Abril. Onde falar podia levar à cadeia. Onde as mulheres pertenciam aos maridos.Onde era preciso licença para usar isqueiro. Onde era proibido beber Coca-cola. Recordamos o portugal amordaçado.
Risco de colisão grave na Europa?
Li no Económico que "a chanceler alemã contrariou declarações do candidato socialista François Hollande, considerando o Tratado Orçamental europeu "inegociável". A chanceler alemã, Angela Merkel, contrariou declarações do candidato socialista François Hollande, considerando o Tratado Orçamental europeu "inegociável", em declarações hoje publicadas pelo matutino Westdeutsche Allgemeine (WAZ), 10 dias antes da decisiva segunda volta das eleições presidenciais francesas. A chefe do governo alemão, que já tinha declarado apoio ao presidente francês em exercício e candidato conservador, Nicolas Sarkozy, lembrou que o tratado, que se destina a impor uma maior disciplina orçamental, foi subscrito por 25 dos 27 países da União Europeia e já foi ratificado em alguns, nomeadamente Portugal. "O Tratado não se pode voltar a negociar", disse Merkel ao WAZ, respondendo assim a Hollande, o qual propôs na campanha eleitoral gaulesa adendas ao documento, consubstanciadas em programas para impulsionar a conjuntura e reanimar as economias da Zona Euro. Hollande mostrou-se disposto a aceitar um aumento da dívida pública francesa para suportar aqueles programas, solução que Merkel rejeita liminarmente. "A questão do crescimento económico também é importante e, a par da solidez financeira, é há muito tempo o segundo pilar da nossa política", referiu a chanceler germânica ao WAZ. Em tom mais conciliador, Merkel admitiu, na mesma entrevista, que na segunda volta das eleições presidenciais gaulesas "há dois candidatos pró-europeus, garantindo que cooperará com qualquer um deles. Justificou também o seu apoio a Sarkozy com o facto de pertencer à mesma família política e por, além disso, o actual presidente francês "ter trabalhado para o bem da Europa" na resolução da crise das dívidas soberanas. Na quinta-feira à noite, no canal de televisão France 2, Hollande respondeu indiretamente a Merkel, afirmando que "a Alemanha não decide por toda a Europa. Inquirido sobre o que dirá à chanceler alemã caso ganhe as eleições, Hollande respondeu que "o povo francês fez uma escolha que prevê a renegociação do Tratado Orçamental". Hollande acrescentou que "muitos países europeus esperam que a França tome a iniciativa" de avançar para a revisão do Tratado, aprovado em princípios de março, em Conselho Europeu, por todos os países da comunidade, com exceção do Reino Unido e da República Checa. Um dos principais itens do Tratado é a instauração do chamado "travão" à dívida, que obriga os países signatários a reduzirem, a médio prazo, os respetivos défices orçamentais para menos de 0,5%”.
Função Pública com novas regras já no Verão
Segundo a jornalista do Económico, Denise Fernandes, "mobilidade, rescisões amigáveis e bancos de horas são as principais novidades. Conheça as regras. A negociação com os sindicatos sobre as regras laborais no Estado terminará no final de Maio, seguindo-se o processo legislativo, com a aprovação pelo Conselho de Ministros, Parlamento e promulgação. Segundo Hélder Rosalino, o processo estará concluído em "dois ou três meses". Significa que a nova legislação entrará em vigor no pico do Verão.
1 - Rescisões amigáveis
Quando a legislação entrar em vigor, passa a ser possível aos funcionários públicos rescindirem contrato. Segundo a proposta inicial, os trabalhadores terão direito a 20 dias de remuneração por cada ano de serviço e, no máximo, a indemnização será de 12 salários base. A remuneração a ter em conta não pode ser superior a 9.700 euros. Quem estiver em mobilidade especial também pode rescindir.
2 - Programas sectoriais
A proposta do Governo prevê programas sectoriais para rescisões amigáveis. Neste caso, o valor das indemnizações pode furar o tecto dos 12 salários base. Nestes casos, os ministros têm praticamente carta branca - em conjunto com as Finanças - para definir os critérios para as rescisões e não há limites no número de trabalhadores afectados.
3 - Sem direito a subsídio de desemprego
Quem desconta para a Caixa Geral de Aposentações e rescindir o seu contrato de trabalho não tem direito a subsídio de desemprego. Só quem integra o regime da Segurança Social poderá ter direito, desde que se trate de um processo de reestruturação (como no privado).
4 - Mobilidade geográfica
Os trabalhadores mais qualificados podem ser transferidos, sem o seu acordo, para serviços que fiquem até 60 quilómetros da sua residência. Este limite é de 30 quilómetros para os assistentes operacionais. Também dentro das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto pode haver mobilidade sem o acordo do trabalhador. Actualmente, o limite é o concelho da residência ou concelhos limítrofes.
5 - Colocação temporária
Os assistentes técnicos e os técnicos superiores do Estado podem ser colocados, durante um ano, numa outra unidade orgânica do seu serviço (por exemplo, centros de emprego, serviços da Segurança Social, repartições de Finanças). Para já, o único incentivo previsto são ajudas de custo, pagas por inteiro no primeiro mês e pela metade nos seguintes. O Governo pondera agora introduzir a possibilidade de o trabalhador invocar "prejuízo sério" para a sua vida pessoal para poder recusar a mobilidade.
6 - Autarquias com excedentários
O documento do Governo pretende ainda alargar às autarquias a mobilidade especial. Isto significa que os trabalhadores alvo de reestruturação/extinção de serviços podem ser colocados em inactividade , com uma parte do salário.
7 - Bancos de horas
A adaptabilidade e o banco de horas passam a ser negociados entre empregador e trabalhador. O horário de trabalho poderá aumentar duas horas e pode ser compensado em dinheiro ou descanso. Se o banco de horas for introduzido por negociação colectiva, o acréscimo pode ser de três horas diárias".
1 - Rescisões amigáveis
Quando a legislação entrar em vigor, passa a ser possível aos funcionários públicos rescindirem contrato. Segundo a proposta inicial, os trabalhadores terão direito a 20 dias de remuneração por cada ano de serviço e, no máximo, a indemnização será de 12 salários base. A remuneração a ter em conta não pode ser superior a 9.700 euros. Quem estiver em mobilidade especial também pode rescindir.
2 - Programas sectoriais
A proposta do Governo prevê programas sectoriais para rescisões amigáveis. Neste caso, o valor das indemnizações pode furar o tecto dos 12 salários base. Nestes casos, os ministros têm praticamente carta branca - em conjunto com as Finanças - para definir os critérios para as rescisões e não há limites no número de trabalhadores afectados.
3 - Sem direito a subsídio de desemprego
Quem desconta para a Caixa Geral de Aposentações e rescindir o seu contrato de trabalho não tem direito a subsídio de desemprego. Só quem integra o regime da Segurança Social poderá ter direito, desde que se trate de um processo de reestruturação (como no privado).
4 - Mobilidade geográfica
Os trabalhadores mais qualificados podem ser transferidos, sem o seu acordo, para serviços que fiquem até 60 quilómetros da sua residência. Este limite é de 30 quilómetros para os assistentes operacionais. Também dentro das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto pode haver mobilidade sem o acordo do trabalhador. Actualmente, o limite é o concelho da residência ou concelhos limítrofes.
5 - Colocação temporária
Os assistentes técnicos e os técnicos superiores do Estado podem ser colocados, durante um ano, numa outra unidade orgânica do seu serviço (por exemplo, centros de emprego, serviços da Segurança Social, repartições de Finanças). Para já, o único incentivo previsto são ajudas de custo, pagas por inteiro no primeiro mês e pela metade nos seguintes. O Governo pondera agora introduzir a possibilidade de o trabalhador invocar "prejuízo sério" para a sua vida pessoal para poder recusar a mobilidade.
6 - Autarquias com excedentários
O documento do Governo pretende ainda alargar às autarquias a mobilidade especial. Isto significa que os trabalhadores alvo de reestruturação/extinção de serviços podem ser colocados em inactividade , com uma parte do salário.
7 - Bancos de horas
A adaptabilidade e o banco de horas passam a ser negociados entre empregador e trabalhador. O horário de trabalho poderá aumentar duas horas e pode ser compensado em dinheiro ou descanso. Se o banco de horas for introduzido por negociação colectiva, o acréscimo pode ser de três horas diárias".
PS (e Seguro) ameaçam Passos Coelho...
Segundo o Publico, "o secretário-geral do PS, António José Seguro, avisou hoje o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de que o seu partido não dará acordo ao próximo PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) caso não tenha conhecimento antes de este ser apresentado em Bruxelas: “O senhor escolheu um caminho, boa viagem senhor primeiro-ministro, mas vai sozinho… O PS não assina de cruz nenhum documento enviado para Bruxelas sem ser discutido no Parlamento".Em causa, assegurou Seguro, estava o “consenso político” que o governo português usa “lá fora” para sustentar a diferença em relação à Grécia. A ameaça foi feita esta manhã, no Parlamento, durante o debate quinzenal. Seguro lembrou que a lei “exige que o Parlamento tenha conhecimento [do PEC] com 10 dias antecedência”. E foi ao passado recordar como o próprio Passos Coelho reagiu quando confrontado com uma situação semelhante no final do segundo Governo de José Sócrates. “Lembra-se de ter criado uma crise política por não ter sido informado?”, alertou Seguro. Foi precisamente o denominado PEC IV que levou à queda do Governo de Sócrates, depois de Passos Coelho ter criticado o facto de não ter sido consultado sobre o documento. O tiro de aviso de Seguro foi recebido de forma entusiasmada pela bancada do PS que aplaudiu sonoramente o seu líder. No entanto, o primeiro-ministro não teve oportunidade de responder ao socialista, uma vez que Seguro levantou a questão na sua última intervenção, quando Passos Coelho já não tinha tempo para retorquir".
Mais de 40 mil professores tentam colocação
Segundo o DN de Lisboa, "mais de 43 mil professores já tentaram a sua sorte para serem colocados o próximo ano letivo. A primeira fase do concurso termina hoje e os números ( 43 078 candidatos) da Direção- Geral dos Recursos Humanos da Educação ( DGRHE) referem- se a inscrições até às 12.55 de ontem. Há cerca de 50 mil docentes fora dos quadros. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que a plataforma informática bloqueou, este ano não houve problemas na inscrição. Apesar de não se terem registado problemas, os números podem ficar aquém do esperado, já que a Federação Nacional dos Professores ( Fenprof) apontava para 50 mil entre desempregados e contratados colocados este ano. Com as mudanças nas regras dos concursos ( que ainda não entram nesta fase) e uma nova plataforma informática, as estruturas sindicais esperavam que surgissem milhares de questões. O que levou a Fenprofa criar “gabinetes” de apoio aos docentes. Mas as dúvidas foram “essencialmente sobre a aplicação informática e como preencher o tempo de serviço e as habilitações”, adiantou ao DN Vítor Miranda, da Fenprof. Isto porque esta é “uma fase simples”, apontou o secretário- geral da Federação Nacional da Educação ( FNE). João Dias da Silva explica que agora “foi praticamente só de inscrição”. Já que a manifestação de preferências das zonas de ensino só é feita em junho. O maior receio dos sindicatos era que a plataforma ficasse em baixo devido ao elevado número de acessos, mas tal nunca chegou a acontecer, apesar do ritmo acelerado a que os professores começaram a inscrever- se. Só na primeira manhã do concurso ( dia 16 de abril) candidataram- se 800 docentes. Nos primeiros quatro dias a DGRHE tinha contabilizado 11 966 candidaturas. Este concurso destina- se a contratados e só no próximo ano serão abertas vagas para as entradas nos quadros, tal como determina a lei atual ( serão de quatro em quatro anos). As regras dos concursos mudaram este ano, mas deve ainda vigorar um modelo de transição, já que a Fenprof pediu negociações suplementares".
40% dos jovens até aos 34 anos ganham menos de 600 euros
Segundo o jornalista do Publico, João Ramos de Almeida, "cerca de 40% dos jovens entre os 15 e os 34 anos que especificaram o seu salário ao Instituto Nacional de Estatística receberam em 2011 um salário inferior a 600 euros. Os dados do INE são claros sobre o baixo nível salarial da juventude: dos 248.500 jovens até 24 anos, mais de 66% receberam menos de 600 euros mensais. E 27% entre 600 e 900 euros mensais.Estes valores tornam evidente que poucos jovens beneficiariam do "direito de opção" que o Governo lhes pretende dar sobre para onde descontar para a protecção social".
Será um bom trabalho: caso BPN analisado ao pormenor pelo DN de Lisboa
Segundo o DN de Lisboa, "a Grande Investigação DN vai desenrolar o emaranhado que é o chamado Caso BPN. A partir do próximo domingo, 29 de Abril, e até ao dia 4 de Maio, contamos todos os pormenores. O buraco financeiro do banco e quanto vai todo o processo custar aos portugueses, os pormenores dos vários processos que decorrem nos tribunais, os detalhes sobre as decisões de nacionalização e posterior venda, os protagonistas do caso - incluindo quem mais ganhou com isto tudo... São reportagens que não vai querer perder, a partir do próximo domingo e até sexta no DN. Uma Grande Investigação para ler na íntegra nas edições em papel e e-paper do DN". Esperemos que o DN de Lisboa conte tudo e nos diga os motivos da nacionalização acelerada, quanto é que já custou o BPN aos portugueses e quem eram os principais clientes e as instituições públicas que operavam com o banco. Se não for assim, não servirá para nada
Subscrever:
Mensagens (Atom)





