O órgão europeu de comércio aeroportuário ACI EUROPE divulgou hoje seu relatório de tráfego aéreo para o mês de junho, bem como para o 2º trimestre (2º trimestre) e o primeiro semestre (1º semestre) de 2024. O tráfego de passageiros em toda a rede aeroportuária europeia aumentou +9% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado, com o ritmo de crescimento no 2º trimestre (+8%) permanecendo muito dinâmico – embora diminuindo um pouco em comparação com o 1º trimestre (+10,2%). O tráfego internacional continuou a ser o principal motor de crescimento no 1º semestre (+10,3%), expandindo-se a mais do dobro da taxa do tráfego doméstico (+4,2%). Isso elevou o volume de passageiros do 1º semestre a +0,4% acima dos níveis do 1º semestre de 2019 – finalmente confirmando uma recuperação total da pandemia de Covid-19 para o setor aeroportuário.
Olivier Jankovec,
Diretor Geral da ACI EUROPE comentou: "Como o tráfego geral de passageiros
finalmente ultrapassou os níveis de 2019 em um período completo de 6 meses,
nossa indústria agora virou a esquina da pandemia. Mas, além desses números
principais, o mercado aeroportuário europeu tornou-se extremamente fragmentado
em termos de desempenho de tráfego – com apenas 53% dos aeroportos tendo
realmente recuperado totalmente seus volumes de passageiros pré-pandemia em
junho. Isso reflete mudanças estruturais na demanda e na oferta – com lazer e
VFR1 passageiros e companhias aéreas de custo ultrabaixo, juntamente com a
Turkish Airlines, impulsionam muito o crescimento. Isso também reflete o
dinamismo dos mercados de aviação em partes da Europa Oriental e da Ásia
Central, juntamente com o impacto contínuo da geopolítica em mercados
específicos, para melhor ou para pior, dependendo de sua localização. Olhando
para os meses de pico do verão do terceiro trimestre e além, Jankovec
acrescentou: "Estamos em nosso melhor verão de todos os tempos em termos
de tráfego de passageiros, embora a interrupção global de TI sem precedentes no
início deste mês, combinada com a recorrente escassez de capacidade de
gerenciamento de tráfego aéreo e atrasos na entrega de aeronaves, estejam
afetando o tráfego do aeroporto. O que vem a seguir dependerá em grande parte
de a demanda permanecer resiliente e sustentada quando o outono chegar. Isso,
por sua vez, dependerá de como os sinais macroeconômicos atualmente mistos
acabarão se desenrolando – desde a queda da inflação e taxas de desemprego
estáveis até a diminuição da produção industrial e do sentimento econômico. Por
enquanto, o que certamente nos mantém acordados à noite é se os Estados
Schengen estarão efetivamente prontos para o início da operação do Sistema de
Entrada e Saída do bloco, planejado para novembro próximo. Caso contrário,
podemos ter grandes interrupções."
LACUNAS
PERSISTENTES NO DESEMPENHO DOS MERCADOS NACIONAIS
Aeroportos no Mercado UE+2 viu o tráfego de passageiros aumentar +9,5% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado – chegando aos níveis pré-pandêmicos (0%). Em junho, os melhores desempenhos do tráfego de passageiros no mercado da UE+ em comparação com a pré-pandemia (junho de 2019) vieram de aeroportos que dependem predominantemente da procura impulsionada pelo lazer e VFR: Polónia (+24,5%), Grécia (+23,9%), Malta (+19,1%), Luxemburgo (+16,9%), Portugal (+14,2%) e Croácia (+13,6%). Por outro lado, os aeroportos da Finlândia (-26,4%), Eslovénia (-21,5%), Bulgária (-20,5%) e Suécia (-19,4%) mantiveram-se os mais distantes de uma recuperação total (ACI Europe)
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