quinta-feira, agosto 01, 2024

Tráfego aéreo finalmente acima dos níveis pré-pandemia no primeiro semestre de 2024

O órgão europeu de comércio aeroportuário ACI EUROPE divulgou hoje seu relatório de tráfego aéreo para o mês de junho, bem como para o 2º trimestre (2º trimestre) e o primeiro semestre (1º semestre) de 2024. O tráfego de passageiros em toda a rede aeroportuária europeia aumentou +9% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado, com o ritmo de crescimento no 2º trimestre (+8%) permanecendo muito dinâmico – embora diminuindo um pouco em comparação com o 1º trimestre (+10,2%). O tráfego internacional continuou a ser o principal motor de crescimento no 1º semestre (+10,3%), expandindo-se a mais do dobro da taxa do tráfego doméstico (+4,2%). Isso elevou o volume de passageiros do 1º semestre a +0,4% acima dos níveis do 1º semestre de 2019 – finalmente confirmando uma recuperação total da pandemia de Covid-19 para o setor aeroportuário.

Olivier Jankovec, Diretor Geral da ACI EUROPE comentou: "Como o tráfego geral de passageiros finalmente ultrapassou os níveis de 2019 em um período completo de 6 meses, nossa indústria agora virou a esquina da pandemia. Mas, além desses números principais, o mercado aeroportuário europeu tornou-se extremamente fragmentado em termos de desempenho de tráfego – com apenas 53% dos aeroportos tendo realmente recuperado totalmente seus volumes de passageiros pré-pandemia em junho. Isso reflete mudanças estruturais na demanda e na oferta – com lazer e VFR1 passageiros e companhias aéreas de custo ultrabaixo, juntamente com a Turkish Airlines, impulsionam muito o crescimento. Isso também reflete o dinamismo dos mercados de aviação em partes da Europa Oriental e da Ásia Central, juntamente com o impacto contínuo da geopolítica em mercados específicos, para melhor ou para pior, dependendo de sua localização. Olhando para os meses de pico do verão do terceiro trimestre e além, Jankovec acrescentou: "Estamos em nosso melhor verão de todos os tempos em termos de tráfego de passageiros, embora a interrupção global de TI sem precedentes no início deste mês, combinada com a recorrente escassez de capacidade de gerenciamento de tráfego aéreo e atrasos na entrega de aeronaves, estejam afetando o tráfego do aeroporto. O que vem a seguir dependerá em grande parte de a demanda permanecer resiliente e sustentada quando o outono chegar. Isso, por sua vez, dependerá de como os sinais macroeconômicos atualmente mistos acabarão se desenrolando – desde a queda da inflação e taxas de desemprego estáveis até a diminuição da produção industrial e do sentimento econômico. Por enquanto, o que certamente nos mantém acordados à noite é se os Estados Schengen estarão efetivamente prontos para o início da operação do Sistema de Entrada e Saída do bloco, planejado para novembro próximo. Caso contrário, podemos ter grandes interrupções."

LACUNAS PERSISTENTES NO DESEMPENHO DOS MERCADOS NACIONAIS

Aeroportos no Mercado UE+2 viu o tráfego de passageiros aumentar +9,5% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado – chegando aos níveis pré-pandêmicos (0%). Em junho, os melhores desempenhos do tráfego de passageiros no mercado da UE+ em comparação com a pré-pandemia (junho de 2019) vieram de aeroportos que dependem predominantemente da procura impulsionada pelo lazer e VFR: Polónia (+24,5%), Grécia (+23,9%), Malta (+19,1%), Luxemburgo (+16,9%), Portugal (+14,2%) e Croácia (+13,6%). Por outro lado, os aeroportos da Finlândia (-26,4%), Eslovénia (-21,5%), Bulgária (-20,5%) e Suécia (-19,4%) mantiveram-se os mais distantes de uma recuperação total (ACI Europe)

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