Rob
Norman, administrador digital do GroupM, líder mundial na gestão de compra de
publicidade nos meios de comunicação. A imprensa e as revistas não contam tanto
como deviam em termos publicitários por estarem subvalorizados pelo sector,
sustenta Rob Norman, chief digital officer do GroupM, maior grupo mundial de
planeamento e compra de espaço publicitário nos meios de comunicação, que veio
a Portugal participar na conferência ‘NextM’, sobre comunicação, marketing e o
futuro tecnológico
Que
mensagens trouxe aos meios e aos anunciantes nacionais?
Tracei um
cenário geral sobre a transferência macro no consumo de media, em que a
publicidade já não tem um papel tão importante como teve com os media
tradicionais, enquadrando com o crescimento do Netflix e do Amazon Prime e de
outras televisões OTT (over-the-top) — difundidas na internet sem a necessidade
de um operador para fazer a distribuição — e da sua capacidade, ao longo do
tempo, de deteriorar as audiências. Depois falei do crescimento do Snapchat e
do Facebook e como isso está a afetar os segmentos mais jovens das audiências.
Qual é a
sua visão sobre isso?
De certa
forma foi uma resposta a uma palestra de Scott Galloway em Nova Iorque, que é
professor na New York University Stern School of Business, com o tema ‘A morte
do complexo industrial publicitário’. No seu discurso diz que se as audiências
dos meios de comunicação passivos e de massas caírem, as marcas que se
construíram com essas grandes audiências podem sofrer no futuro e ficarem
facilmente expostas à concorrência das marcas mais pequenas.
Como é que
os media de massas podem e devem lidar com isso?
É possível
extrair valor, de forma eficiente, da televisão, da imprensa, do outdoor e da
rádio. Sou fascinado com a digitalização da publicidade exterior e de serviços
streaming como o Pandora. No pensamento sobre o digital, ainda se tem de fazer
um longo caminho, ainda não se está a avaliar convenientemente o valor que se
pode extrair dos meios (Expresso, pela jornalista Catarina Nunes)
Sem comentários:
Enviar um comentário