quinta-feira, maio 21, 2015

CNE divulga relatório ao incidente ocorrido no apuramento dos resultados finais nas eleições da Madeira/2015

Conclusões
Apesar de suportada numa plataforma tecnológica já desatualizada, a VPN.Eleitoral mantem a sua atualidade e validade como ferramenta de suporte ao processo eleitoral nos municípios e de apoio às assembleias de apuramento aderentes. O retrocesso no suporte aos municípios e assembleias de apuramento de grande dimensão poderá fazer ressurgir questões que hoje se consideram de ocorrência marginal.
É ferramenta essencial aos serviços desta Comissão, na produção do Mapa Oficial da Eleição para os Órgãos Autárquicos.
Considera-se necessária a estabilização urgente do módulo de apuramento, a mais aproximando-se dois atos eleitorais de dimensão expressiva, e com formas de apuramento diversas.
Deverão ser incluídas neste módulo facilidades que permitam uma mais fácil verificação e teste dos procedimentos efetuados e dos elementos tratados, assim como dos cálculos e operações efetuadas para a indicação de eleitos, também disponibilizados às assembleias de apuramento de forma a garantir o seu escrutínio.
É desejável a existência de documentos orientadores da organização e funcionamento das assembleias de apuramento, de forma a permitir a existência de ferramentas de apoio adequadas, transparentes e verificáveis, e a sensibilização para a não ultrapassagem dos necessários procedimentos de validação dos resultados obtidos
O Técnico de Informática
Luís Malaquias

Sem comentários: