quinta-feira, agosto 23, 2012

Administração Regional: Despesa

"A despesa efetiva recuou 0,7% em resultado dos comportamentos em sentido oposto de cada uma das Regiões Autónomas. Enquanto os Açores registaram uma quebra de 9,1%, a Madeira apresentou um crescimento de 6,8%, refletindo os pagamentos realizados no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro à Região.
- A despesa corrente aumentou 4,8%, ainda que as despesas com o pessoal tenham registado uma quebra em ambas as regiões Autónomas num total de 12,7%, em linha com os objetivos orçamentais, esse efeito é mais do que compensado pelo agravamento da despesa com aquisição de bens e serviços e de transferências para fora das Administrações Públicas (5,5 p.p. e 4,5 p.p., respetivamente). Na Madeira este crescimento resulta, no primeiro caso, de pagamentos de encargos com as SCUT e, no segundo, justificado por transferências para o setor da saúde.
- A despesa de capital apresentou uma quebra em ambas as Regiões num total de 30,8%, contribuindo -4,7 p.p. para a evolução da despesa efetiva. A determinar esta evolução, está a redução, em ambas as Regiões, da despesa em aquisição de bens de capital (-30,6 p.p.)"
(fonte: DGO)

Sem comentários: