terça-feira, janeiro 26, 2010

Alberto João Jardim: "Não sou daqueles que têm medo que este Governo colapse"

"Dizem as crónicas que o ministro das Finanças, quando da conversa com os Partidos políticos sobre o Orçamento de Estado, terá ameaçado que a reposição justa da antiga lei de finanças regionais do Governo Guterres/Sousa Franco, o faria aumentar os impostos.
Isto é ridículo!
Primeiro, porque disfarça mal a procura de pretextos absurdos para indevidamente aumentar os impostos sobre os Portugueses.
Segundo, porque quando da aprovação da lei de finanças regionais que agora, com elementar justiça, apenas e só se pretende repôr, Teixeira dos Santos era então Secretário de Estado no Ministério das Finanças e sabe que não foi, por isso, necessário aumentar os impostos que, então, eram bem mais baixos do que actualmente.
Terceiro, porque apesar de ter sido tirado dinheiro à Madeira, numa época anterior a esta crise, logo tempos mais desafogados, mesmo assim adveio o piorar das condições de vida dos Portugueses, a par de um escandaloso aumento de impostos.
Quarto, porque a justa só reposição da anterior lei socialista, é uma gota de água nas Finanças, comparada com o que todos sabem sobre o despesismo injustificado do Estado português.
Portanto, se o ministro das Finanças quer aumentar os impostos, se quer continuar a somar asneiras monumentais, arranje um pretexto mais sério e tenha a coragem de, no Parlamento, explicar aos Portugueses e pôr à votação dos Deputados.
Até porque eu não sou daqueles que têm medo que este Governo colapse.
Pelo contrário, tal colapso seria importante para os Portugueses encontrarem caminhos de ressurgimento.
Bem como todos os políticos que quiserem servir de almofada a este Governo, não tenham ilusões. Não invoquem «interesse de Estado», porque o Interesse Nacional reside mesmo em estes senhores se irem embora e passarmos adiante, a uma alternativa credível.
E não tenham ilusões tais candidatos a almofadinhas, porque enterrarão mais os respectivos Partidos, pois o Povo não lhes perdoará manter Portugal nesta agonia.
Estou certo de que os Portugueses já perceberam a propaganda com que andam a ser enganados, bem como os interesses que a alimentam.
Portugal quer e precisa de tempos novos" (crónica de Alberto João Jardim, sxeginda-feira na TVI24)

Sem comentários: