quarta-feira, outubro 29, 2008

A treta dos 500 milhões

Os 500 milhões que o PS repetidamente tem vindo a dizer que a Madeira perdeu por ter deixado de fazer parte do lote das regiões objectivo 1, não são verdadeiros. Não correspondem em nada à realidade. É um número giro, soa bem – reparem que o PS usa números fixos, faz aproximações sempre para cima, por sua conta e risco. E dizer que a Madeira perde 500 milhões é melhor que dizer que deixou de receber por exemplo 360 milhões. A diferença são 140 milhões, mas o que são 28 milhões de contos para os socialistas locais?! A verdade é esta. Cada um que acredite se quiser. Convem referir contudo o seguinte:
- Os montantes inscritos no mapa são os valores programados nos casos dos Programas em que a Região tem responsabilidades de Gestão, sendo que, nos Programas Nacionais os valores reportam-se às aprovações. Se tivermos em linha de conta que a execução estará acima dos 95%, não erraremos muito se considerarmos estes valores.
- não estão incluídos neste mapa montantes pagos à Região por força de candidaturas apresentadas directamente à CE (Bruxelas). De qualquer forma, os montantes não serão significativos no período de 2000-2006, esperando-se que em 2007-2013 possa haver uma maior dinâmica que permita incrementar estes apoios.

Sem comentários: