quinta-feira, dezembro 11, 2025

Curiosidades: Um país que floresce a beira do Oceano

Imagine um país tão estreito que, ao caminhar pela estrada principal, você consegue ver o mar dos dois lados ao mesmo tempo. Um lugar onde a pista do aeroporto vira campo de futebol, parque de lazer e ponto de encontro quando nenhum avião está chegando. Esse lugar existe, chama-se Tuvalu, um dos menores países do planeta, perdido no imenso azul do Pacífico. Formado por nove ilhas, sendo seis atóis e três ilhas coralinas, Tuvalu soma apenas 26 km² de terra, menos que muitos bairros do Brasil. Sua capital, Funafuti, é uma faixa fina de areia coralina com trechos que mal chegam a 20 metros de largura. Do alto, parece uma linha flutuando no oceano.

Apesar do tamanho, há um mar de vida pulsando ali.

O povo tuvaluano tem raízes polinésias, fala o idioma nativo tuvaluano e mantém tradições antigas em dança, canto e navegação. A fé também é central: boa parte da população segue a Igreja Cristã de Tuvalu, que atua como centro social e comunitário. A economia vem principalmente da pesca e do coco, mas também de algo improvável:

- o domínio de internet .TV, licenciado internacionalmente para empresas de mídia e streaming, uma das maiores fontes de renda do país.

Tuvalu não tem montanhas, seu ponto mais alto tem cerca de 4 a 5 metros acima do mar. Não existem rios; a água potável depende da chuva e de lençóis freáticos sensíveis à salinização. E, quando as “Ondas gigantes” chegam, partes da ilha simplesmente desaparecem sob as ondas. O país está entre os mais vulneráveis às mudanças climáticas. Alguns estudos apontam que grande parte de Funafuti pode se tornar inabitável nas próximas décadas, não por “afundar”, mas pela salinização do solo, erosão e tempestades. Mesmo assim, Tuvalu está lutando. Planos incluem criar terras artificiais elevadas para que o país continue existindo, não apenas geograficamente, mas como nação soberana. Os voos são poucos. Mas quando não há aeronaves, as pessoas usam a pista para:

- andar de bicicleta

- jogar rugby

- ter piqueniques

- assistir ao pôr do sol

É literalmente o coração social da capital.

CURIOSIDADES

População aproximada: 11.000 pessoas

Área marinha do país é milhares de vezes maior que a terra firme

O domínio .tv rende milhões e financia serviços públicos

A largura da ilha principal cabe numa única estrada

A vida se equilibra entre o oceano profundo de um lado e uma lagoa turquesa do outro

Tuvalu é mais que um lugar… é um símbolo. Um lembrete de que mesmo as menores nações têm cultura, história e voz e que o oceano pode ser tanto lar quanto ameaça (fonte: Facebook, Tchê)

Sem comentários: