quinta-feira, maio 26, 2016

Quando os políticos são tramados pelo microfone

De Obama a Cameron, passando por Sócrates e Gaspar. Recorde os episódios em que eles foram "apanhados" com o microfone... ligado! O político tem a sua responsabilidade. Tem uma postura em público que tende a manter quando sabe que os microfones ou as câmaras estão ligados. Mas quando se desligam, o caso muda de figura e alguns já aprenderam que o melhor é perguntar sempre: "isso ainda está ligado?". É que uma conversa que esperavam que fosse apenas privada, pode rapidamente tornar-se no próximo assunto mediático do momento. Nos últimos anos, os principais líderes mundiais já foram "apanhados" nos microfones e Portugal não foi exceção.
DAVID CAMERON E A CORRUPÇÃO NA NIGÉRIA
No início deste mês, David Cameron causou um incidente diplomático involuntário ao Reino Unido. Sobre o encontro anticorrupção marcado para aquela semana em Londres, o primeiro-ministro descreveu a Nigéria e o Afeganistão como "incrivelmente corruptos" numa conversa com a própria rainha Isabel II. "Temos cá líderes de alguns países incrivelmente corruptos, como a Nigéria ou o Afeganistão. Possivelmente os dois países mais corruptos do mundo", captaram as câmaras que estavam na sala.
RAINHA DE INGLATERRA E A DELEGAÇÃO CHINESA
Durante uma visita, quando percebeu que estava perante a representante da polícia metropolitana, responsável pela segurança da visita de Estado do presidente chinês Xi Jinping ao Reino Unido, a Rainha de Inglaterra não hesitou em comentar que membros da delegação chinesa tinham sido "muito rudes", sobretudo para com a embaixadora. "Foi azar...", exclamou.
MERKEL E ZUCKERBERG
Na reunião das Nações Unidas no início do ano, Angela Merkel, chanceler alemã, e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foram apanhados a discutir a censura da mensagens anti-migrantes. Merkel queria saber que esforços o Facebook estava a fazer para restringir o discurso contra “a onda de refugiados sírios que entram na Alemanha”. Zuckerberg esclareceu: “Precisamos de fazer algum trabalho”. “Você está a trabalhar nisso?”, perguntou a chanceler. “Sim”, respondeu Zuckerberg.
CHIRAC E A CULINÁRIA BRITÂNICA
“Não se pode confiar nas pessoas cuja culinária é tão má”, disse o presidente francês Jacques Chirac, em 2005, referindo-se aos britânicos. O interlocutor era o presidente russo, Vladimir Putin, num encontro que tiveram os dois em Moscovo.
SARKOZY CHAMA "MENTIROSO" A NETANYAHU
Durante a cimeira do G20, em 2011, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, chamou "mentiroso" ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, durante uma conversa privada com seu colega americano, Barack Obama. A conversa privada foi captada pelos jornalistas que estavam na conferência de imprensa e que não seguiram a indicação que lhes foi dada de só ligarem os aparelhos de tradução simultânea quando os dois presidentes acabassem de conversar. "Eu não o aguento mais, ele é um mentiroso", disse Sarkozy, em francês, referindo-se a Netanyahu. "Você pode estar farto dele, mas eu tenho de lidar com ele todos os dias", respondeu Obama.
KANYE WEST É UM "JACKASS", DIZ OBAMA
Obama preparava-se para dar uma entrevista à CNBC. Na televisão montada no estúdio passava a cerimónia dos Video Music Awards da MTV, quando o rapper Kanye West sobe ao palco para tirar o microfone à premiada Taylor Swift e dizer que quem devia ter ganho era Beyoncé. O áudio do estúdio estava ligado e os comentários de Obama foram transmitidos mais tarde." "O que está ele a fazer ali? É um idiota (jackass)"!
"ORDINÁRIO"
2005, campanha autárquica em Lisboa. Carmona Rodrigues e Manuel Maria Carrilho tinham terminado um frente-a-frente de mais de uma hora. Já de pé e pronto para abandonar o estúdio da SIC, Carmona aproxima-se do adversário e estende-lhe a mão, mas Carrilho recusou. "Ordinário", desabafou Carmona Rodrigues.
"PORREIRO PÁ"
De um lado, o presidente em exercício da União Europeia, José Sócrates. Do outro, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Lisboa acabava de ser palco da assinatura do Tratado Reformador da UE e os dois portugueses estavam satisfeitos.O microfone da conferência de imprensa ainda estava aberto quando Sócrates exclamou: "porreiro, pá"!
SÓCRATES: "Ó LUÍS, VÊ LÁ COMO FICO"
"Ó Luís, vê lá como fico a olhar assim para os... Achas que fica bem assim? Ou fica melhor assim?". José Sócrates, primeiro-ministro, preparava-se para anunciar aos portugueses que o país ia pedir ajuda externa ao FMI. A TVI entrou cedo demais em directo na sala de São Bento e apanhou a conversa de Sócrates com o assessor, sobre a melhor forma de se dirigir aos portugueses.
SÓCRATES SOBRE MOURA GUEDES
Em plena campanha eleitoral de 2009, um microfone audível na régie da SIC e da TVI captou uma conversa polémica entre o primeiro-ministro José Sócrates e o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, antes do início do debate transmitido pela RTP1. Sócrates diz a Louçã que estranhou não o ver na vigília de apoio a Manuela Moura Guedes, após a suspensão do Jornal Nacional de Sexta e que tanta polémica estava a suscitar, com o líder do PS debaixo de fogo. 'Você é fã? Mas eu não o vi naquela vigília: 'Queremos Manuela de volta!' Isto ouve-se?', pergunta Sócrates.
CONVERSA ENTRE SCHÄUBLE E GASPAR
Numa reunião do Eurogrupo, com Portugal sob resgate, a TVI grava uma conversa entre o então ministro das Finanças Vítor Gaspar e o seu homólogo alemão Wolfgang Schäuble. "Se no final precisarmos de um ajustamento do programa, depois de serem tomadas decisões substanciais sobre a Grécia - isso é essencial - mas se nessa altura houver necessidade de um ajustamento do programa português, estaremos disponíveis para o fazer", afirmou Schäuble, numa conversa privada, em inglês. O ministro português agradeceu: "Apreciamos muito". "De nada", respondeu o alemão (texto da jornalista da Visão, Márcia Galrão, com a devida vénia)

Sem comentários: