segunda-feira, maio 16, 2016

Opinião: deixem-se de tontices. O Benfica foi campeão porque obteve mais pontos. Quanto ao resto venha esse balanço isento e consistente


Sou, e quem me conhece sabe que sim, um adepto do Sporting. Não sou fanático, muito menos “doente”. É uma opção, mesmo que há 14 anos não seja campeão. Mas reconheço que numa prova como a I Liga o que conta são os resultados – e não falo das arbitragens – e quem mais pontos conquista. O Benfica foi quem mais pontos teve, derrotou o Sporting no jogo decisivo (em Alvalade) que perdeu pontos de forma ridícula. Por isso irrita-me esta retórica de uns certos comentadores, alegados elitistas do movimento pensador futebolístico nacional. Que continuam a pensar que mais importante do que fazer história – quem ganha e conquista títulos – é saber quem jogou mais bonitinho e não sei mais o quê. Deixem-se de tontices.


O Sporting não é o clube de condes e viscondes do passado que alguns acreditam ser. Não é. O Sporting é um clube do povo e que se consolida e prestigia se conseguir ganhar títulos. O Sporting fez uma época a roçar o desastroso em termos de títulos. Conquistou a Supertaça com aquele golo às 3 tabelas, graças ao sucesso do escorraçado Mário Silva. Tudo o resto foi mau e nalgumas provas – caso da Taça da Liga – a eliminação chegou a roçar o patético, tudo em nome da tal gestão do treinador que deu em nada. Mas aqueles que acham que num campeonato o que importa é saber quem joga mais bonitinho e por isso se sentem felizes, pois que o Senhor fique com eles. Os outros, para mal dos nossos pecados, para mal dos meus pecados, é que fazem a festa.  E isso irrita-me. Para além disso, Sporting sempre. E venha a nova época, rapidamente. Espetando que as vendas - por alegadas dificuldades financeiras - não dêem caso deste projecto de JJ. Porque se assim for, então há que despachar o homem para que ele tenha tempo suficiente +ara as tretas no facebook. Que espremidas deram o quê ao Sporting?!
P.S. – Um desafio aos jornalistas desportivos. Fala-se tanto nas arbitragens, nos prejuízos e nos “colinhos”, nas nomeações a pedido, nas expulsões e cartões mostrados com segundas intenções, nos penaltys não marcados a uns e abusivamente marcados a outros, etc. Espero que haja alguma alma competente, suficiente isenta e competente, que seja capaz de olhar para a Liga e apresentar um balanço jornalístico ao que se passou neste domínio, para sabermos realmente o que se passou. E percebermos ser o futebol português está realmente pôdre, manipulado e corrupto, ou não. Agora dizer que está tudo isso só porque o Sporting não foi campeão. Não colhe (LFM)

Sem comentários: