terça-feira, abril 19, 2016

BANIF: a "palhaçada" do costume

Estou a ver na RTP-Madeira - antes estava na SIC-Notícias que interrompeu a emissão para repetir mil vezes aquelas notícias que passamos 24 horas a ouvir repetidas de manhã até a manhã do dia seguinte... - a audição do Governador do Banco de Portugal na comissão de inquérito na Assembleia da  República. O homem está agressivo e responde ao que quer. Os deputados não conseguem nada. Disputam entre si o estatuto de quem é o maior "polícia do BANIF"  influenciados pelo mediatismo de Mortágua aquando do inquérito ao BES - um caso totalmente diferente deste - insistindo a deputada do Bloco em manter uma sobranceria patética semeando a dúvida de patifaria generalizada antes de ouvir as pessoas.
Para o Povo que não liga patavina a esta gente e que não percebe nada daquelas discussões elitistas, com muitos termos técnicos à mistura, a conclusão será uma: o Papa, a mando de Jesus  Cristo é que desgraçou o BANIF! Segue-se a audição do ministro das finanças, o único ministro das finanças na União Europeia, para mais ministro das finanças do 4º país do mundo com maior dívida, que está sempre a rir...
Percebe-se que PSD e CDS estão a querer vingar-se do que se passou com a comissão de inquérito do BES. Nessa altura era o governo de Passos e do CDS de Portas que estava no poleiro. Agora, aquando da resolução sobre o Banif, o governo no poleiro é do PS.
Uma proposta: para que tudo isto tenha a seriedade que tem que ter, acabem com as transmissões televisivas e recusem o espectáculo mediático em torno de um assunto demasiado sério. As pessoas estão-se borrifando, para não usar um adjectivo mais intenso, para o que ali se passa. Querem a verdade, factos concretos. Sem a mediatização do inquérito parlamentar talvez se descubra a verdade e os deputados deixem de andar, pateticamente, a disputar entre si o pódio dos mais mediáticos e se partidarize excessivamente uma comissão de inquérito que corre o risco de se transformar numa arena para ajuste de contas entre partidos (LFM)

Sem comentários: