sábado, fevereiro 28, 2015

O raio da cor do vestido: "Ciência por detrás da discussão das cores"

A Internet divide-se diariamente a propósito dos mais variados (não) temas. Mas a discussão sobre a cor de um vestido chegou a um patamar pouco vulgar, com estrelas como Tailor Swift, Kim Kardashian ou Justin Bieber a comentarem a polémica. Ellen Degeneres sugere mesmo que, a partir de agora, o mundo vai ficar dividido entre as pessoas que vêem azul e preto e as que vêem branco e dourado.  Para o caso de ainda não ter tropeçado no dito vestido esta sexta-feira, fica o resumo: Alguém publicou uma foto na plataforma de blogues Tumblr de um vestido, com o pedido de ajuda para resolver um impasse familiar: a peça é branca e dourada ou azul e preta? A Internet não se fez rogada e o tema é de tal forma viral esta sexta-feira, que uma pesquisa simplesmente por "vestido" no Google resulta numa lista de resultados encabeçada por notícias sobre a discussão.A propósito, a foto é esta:
Opiniões à parte, diz a ciência que a retina contém células denominadas foto-recetores. Estes convertem os raios de luz em sinais nervosos, que são depois processados pelas células nervosas no interior da retina, enviados ao cérebro e traduzidos como imagens. Há dois tipos de foto-recetores: os bastonetes e os cones. Os primeiros são responsáveis pela visão periférica e noturna. Detetam a luminosidade e as sombras. Os cones são responsáveis pela visão diurna e perceção das cores. Escusado será dizer que os humanos têm uma maior concentração de cones do que de bastonetes. Dentro dos cones, há três tipos: um deteta comprimentos de onda de luz verde, outro vermelha e outro azul. Quando a luz atinge os nossos olhos, os recetores transformam estas cores em sinais elétricos enviados ao cérebro. Ao vivo e (literalmente) a cores, o vestido é, claramente, preto e azul (e a marca já garantiu isso mesmo). Mas a luz na imagem está a baralhar os cérebros, fazendo com que a parte azul parece branca e a preta dourada. Cedar Riener, professor numa escola de arte norte-americana, explicou ao BuzzFeed News que as diferenças na perceção da cor estão relacionadas com a forma como o nosso cérebro interpreta a quantidade de luz que atinge a nossa retina.  O Business Insider recorre à explicação do oftalmologista Andy Rexford, que concluiu que quem vê azul e preto signfica tem os seus cones da retina a funcionar melhor; Se, pelo contrário, vê branco e dourado, isso quer dizer que os olhos não reagem bem à luz fraca (Visão)
***
De que cor é este vestido?
 
"Nesta quinta-feira à noite, a imagem de um vestido da marca britânica Roman Originals foi publicada no Tumblr e as dúvidas sobre a sua cor envolveram a Internet num debate com anónimos, celebridades e investigadores. Caitlin McNeill, uma utilizadora da rede social Tumblr, publicou uma foto com um pedido de ajuda. “Podem ajudar-me? Este vestido é branco e dourado ou azul e preto? Eu e os meus amigos não conseguimos concordar e estamos a dar em loucos”, escreveu. A foto teria sido tirada numa loja de roupa com um telemóvel. Minutos depois, dezenas de respostas e um post no BuzzFeed: 75% dos utilizadores defenderam as cores mais claras, enquanto os outros 25% afirmam que o vestido é preto e azul. Mais de 20 milhões de visualizações depois, a questão gerou um debate global online com anónimos, desportistas e celebridades envolvidas na discussão. “Este vestido quebrou a Internet”, diz a Time. “Não percebo este estranho debate e sinto que é um truque qualquer. Estou confusa e assustada”, começou por escrever, em tom irónico, a cantora Taylor Swift no Twitter. “Ps. É óbvio que é azul e preto”, rematou. O rapper Kanye West e os actores Jaden Smith e James Franco concordaram com Swift mas Sarah Hyland, Anna Kendrick, Julianne Moore e a socialite Kim Kardashian defenderam ser branco e dourado.
Afinal de que cor é? 
O Business Insider cita uma explicação dada por um utilizador do Twitter, Andy Rexford, oftalmologista: “Os olhos têm retinas, responsáveis por interpretar a cor. A retina tem bastonetes, redondos, e cones que se destacam, o que dá ao olho a aparência de ter textura na parte colorida. Os cones vêem a cor e só funcionam quando luz suficiente passa por eles. Os bastonetes vêem sombras, como o preto, o branco e o cinzento e detectam os níveis de luminosidade”. Rexford, que vê o tecido branco com tiras douradas, conclui que quem vê azul e preto signfiica que os seus cones da retina estão a funcionar mais e os olhos estão a reagir a uma "síntese de cores subtractiva" – o mesmo que acontece com a tinta, explica. "Quanto mais cores se misturam, mais escuro fica até chegar ao preto". Se vê branco e dourado, quer dizer que os olhos não reagem bem à luz fraca, o que faz com que os bastonetes vejam branco e isso provoca uma menor sensibilidade à luz, causando uma síntese de cores aditiva [resultante da mistura entre as cores verde e vermelho], o que cria o dourado”. A revista Wired – que explica, também, que este fenómeno se deve à percepção da luz e à forma como o cérebro interpreta contextualmente a informação – procurou a resposta no programa Photoshop, que não tem as mesmas sensibilidades do olho humano e confirmou que as partes do vestido que algumas pessoas vêem como azul são, de facto, azuis e a parte rendada é preta. Também o Mashable usou o Photoshop para alterar mostrar que a "culpada" era a ferramenta de exposição. “Para aqueles que vêem branco e dourado, isto acaba o debate”, escreveu a Adobe, dona do programa, no Twitter . Caitlin McNeill, responsável por publicar a foto, disse ao Business Insider que não tinha noção que uma “simples pergunta” fosse causar uma discussão tão grande. “É obviamente azul e preto”, acrescentou. Na loja online, a marca Roman Originals, também já se pode confirmar isso mesmo: o vestido, em destaque, é azul eléctrico com detalhes em renda preta e custa 50 libras (o equivalente a cerca de 68 euros)" (texto da jonalista do Público, Inês Garcia, com a devida vénia)
***
O mistério da cor do vestido

Em todas as redes sociais, a discussão das últimas 24 horas tem andado à roda de um vestido. Foi publicada uma foto, em que se perguntava de que cor era a peça. As diferentes opiniões tomaram conta de Facebook, Twitter, Instagram, até chegarem à comunicação social.

***
Cor de vestido divide opiniões e gera discussão na internet

Um vestido está a suscitar debate nas redes sociais. A grande questão é perceber a sua cor