quinta-feira, agosto 23, 2012

Administração Local: execução orçamental

"Administração Local: síntese

- A Administração Local, para um universo comparável de 240 municípios, registou, até julho de 2012, um saldo orçamental de 228,8 milhões de euros, refletindo uma redução de 14,9 milhões de euros face ao registado até ao final do 1.º semestre do ano. Esta evolução é explicada, essencialmente, pelo maior crescimento da despesa efetiva relativamente à receita efetiva em 2,3 p.p.
- As necessidades de financiamento evidenciam uma diminuição dos passivos financeiros face ao registado no mês anterior, contribuindo positivamente para a evolução da dívida financeira da Administração Local.

Administração Local: receita

- De acordo com a informação disponível e para o universo comparável, até julho de 2012 a receita efetiva foi de 2.996,8 milhões de euros, o que se traduziu num acréscimo de 420 milhões de euros face ao final do 1.º semestre, para o qual contribuíram ambas as componentes (corrente e de capital). Cerca de 34% desta evolução (145 milhões de euros) é referente a transferências provenientes do Orçamento do Estado.
- A receita proveniente das transferências do Orçamento do Estado e a receita fiscal apresentaram 63,9% do total da receita efetiva, menos -1,9 p.p. do que no mês anterior, influenciado pela redução de peso da receita fiscal em 2 p.p. (30,4% da receita efetiva).

Administração Local: despesa

- Nos primeiros 7 meses do ano a despesa efetiva foi de 2.768 milhões de euros, evidenciando um aumento de 435 milhões de euros face ao final do I semestre. As despesas com pessoal representam 34% do total da despesa efetiva, a aquisição de bens e serviços, 27% e a aquisição de bens de capital, 22%" (fonte: DGO)

Sem comentários: